Uma advogada escocesa chamada Fiona Harvey alega ser Martha, a stalker que aparece em “Bebê Rena“. A série da Netflix é baseada na história real de Richard Gadd, que relata ter sido perseguido por uma mulher – que ele dá o nome fictício de Martha – por anos.
Lançado em abril deste ano no serviço de streaming, o seriado acompanha a relação entre um comediante – que é interpretado por Gadd – e uma mulher que, após ele ser gentil com ela, se torna obcecada por ele e passa a persegui-lo. O que mais impressionou o público é que o enredo e o desfecho da história são inspirados na história real e pessoal do protagonista.
Por ser inspirada em acontecimentos verídicos, a série fez com que fãs quisessem vasculhar a internet para descobrir os reais envolvidos. Ne época, Gadd chegou a se manifestar pedindo que não fossem feitas especulações sobre quem as pessoas seriam na vida real. “Esse não é o objetivo da nossa série”, escreveu.
No entanto, a mulher que seria a inspiração de Martha decidiu ela própria revelar sua identidade.
Anteriormente, o jornal Daily Mail já havia divulgado que a mulher – que então queria manter anonimato – estaria considerando entrar na justiça por difamação.
Agora, em entrevista recente, ela resolveu falar abertamente sobre si própria e sobre a série.
No Daily Record, a suposta Martha disse que autorizava que seu nome e rosto fossem divulgados. “Eu te dou permissão para colocar meu nome porque as pessoas precisam saber o que está acontecendo”, disse.
Na série, a stalker foi sentenciada a cumprir quatro anos e nove meses de prisão. Fiona Harvey, no entanto, alega que nunca foi presa. “Eu nunca fui para a prisão”, falou. “Não sei onde entram esses quatro anos e nove meses entram nessa.”
“Nada disse aconteceu, é um monte de besteira”, falou.
Harvey ainda informou que planeja entrar na justiça contra Gadd e a Netflix por causa da história. “Eu não tenho dinheiro, mas sou uma advogada perfeitamente capacitada então irei me representar”, disse ao Daily Record.
Esse foi apenas uma conversa da advogada com o jornal. Ela deu ainda uma entrevista ao apresentador Piers Morgan, que será exibida na TV ainda nesta semana.
A suposta Martha de “Bebê Rena” da vida real
Embora Richard Gadd tenha pedido para as pessoas não procurarem as inspirações reais para “Bebê Rena”, os “investigadores da internet” encontraram a mulher que supostamente seria Martha.
Sua identidade é a mesma da mulher que revelou ser inspiração para a série: Fiona Harvey.
Embora Harvey diga que a série é “cheia de mentiras”, ela garantiu que o seriado foi inspirado nela – tanto que quer processar a Netflix e Gadd por difamação.
Ao encontrarem o nome de Harvey, os fãs encontraram uma conta no X, época que ainda era o Twitter, que supostamente seria vinculada à ela.
Postagens datadas de 2014 – época em que Gadd sofreu a perseguição – mostram Harvey mencionando e tentando se comunicar com Gadd. Um exemplo é um tweet que fez referência a uma fala que é dita, inclusive, na série: “Eu preciso que minhas cortinas sejam penduradas tanto.”
Após encontrarem esse perfil nas redes sociais, pessoas que assistiram à série engajaram com as postagens. Essa sobre as cortinas, por exemplo, acumula mais de 9 mil curtidas.
Já outras postagens também endereçadas à Gadd no Twitter perguntam se ele recebeu os e-mails dela ou se poderia “urgentemente ligar para ela” para falar se ele recebeu ou não as cartas que enviou para ele.
Até o momento, Richard Gadd não se pronunciou sobre Fiona Harvey publicamente.
*Publicado por Giovanna Bronze