Foram confirmadas novas mudanças de segurança do Outlook da Microsoft que afetam aplicativos de terceiros e integração do Gmail com a plataforma. Todas essas mudanças fazem parte da revisão das práticas de segurança da Secure Future Initiative da Microsoft.
Nos planos da Microsoft, estão encerrar o suporte para autenticação básica para contas pessoais do Outlook a partir de 16 de setembro, removerá a versão light do aplicativo Web Outlook em 19 de agosto e não oferecerá mais suporte a contas do Gmail no Outlook.com em 30 de junho.
Na prática, a partir de 16 de setembro, usuários do Outlook.com, Hotmail e Live.com precisarão acessar suas contas de e-mail por meio de aplicativos de autenticação. O suporte para aplicativos de e-mail de terceiros que não usam o prompt de login da própria Microsoft terminará ainda este ano.
“A Microsoft não oferecerá mais suporte ao Basic Auth, o método no qual uma pessoa fornece apenas seu nome de usuário e senha para entrar em sua conta”, afirma David Los, gerente de produto do grupo de parceiros do Outlook.
A Microsoft vem atualizando seus sistemas para oferecer suporte ao que ela chama de “Modern Auth”, a autenticação moderna.
“Com os métodos de autenticação moderna, aplicamos processos/tokens de back-end adicionais que os usuários podem não perceber e que adicionam uma camada extra de segurança”, explica Los.
Usuários do Outlook serão avisados das mudanças de segurança
- A Microsoft planeja entrar em contato com os usuários afetados do Outlook até o final de junho para avisá-los de que estão usando um aplicativo de e-mail que não terá suporte em breve.
- O usuário precisará configurar sua conta para login sem a autenticação básica.
- Em alguns casos, pode ser necessário usar um aplicativo de autenticação. Em outros, apenas fazer o login novamente com a autenticação moderna.
Até o final do mês, a Microsoft também vai interromper o acesso a contas do Gmail no Outlook.com. No entanto, o novo aplicativo Outlook para Windows e o Outlook para Mac ainda oferecerão suporte a contas do Gmail.
Já a remoção da versão light do aplicativo Web Outlook que vai ocorrer 19 de agosto se deve pelo fato que originalmente essa versão projetada como uma opção leve para navegadores mais antigos, e essa versão leve não suporta os novos recursos de segurança que serão adicionados.