Os Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná entram em alerta para chuvas intensas a partir da madrugada desta quinta-feira, 24. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes entre 50 mm e 100 mm em 24 horas, além de ventos de até 100 km/h. O alerta laranja, de perigo, vale até a sexta-feira 25.
Segundo o Inmet, o fenômeno é causado por uma área de baixa pressão nos altos níveis da atmosfera, aliada ao calor e à alta umidade. Cidades como Cascavel e Cianorte, no Paraná, e regiões do Pantanal estão entre as mais afetadas.

De acordo com o modelo Cosmo, do próprio instituto, as chuvas devem se concentrar entre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná. As áreas atingidas incluem o centro ocidental paranaense, pantanais sul-mato-grossenses e Presidente Prudente (SP), entre outras.
Outras regiões do país também podem ter chuvas intensas
Também nesta quarta-feira, o Inmet emitiu aviso amarelo para outras partes do país. A previsão inclui temporais nas regiões Norte e Centro-Oeste, além de Estados do Nordeste, como Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e partes de Minas Gerais.
Com o avanço do sistema para o leste, as chuvas devem alcançar áreas de São Paulo a partir da sexta-feira 25. O modelo Cosmo indica acumulados de até 70 mm em 24 horas, especialmente na parte central do Estado, e com menor intensidade no sul de Minas Gerais.