quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaMPF da Venezuela associa María Corina a ataque hacker ao CNE

MPF da Venezuela associa María Corina a ataque hacker ao CNE

O chefe do Ministério Público da Venezuela, Tarek Saab, associou a ex-deputada María Corina Machado a um “ataque hacker” aos sistemas do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), nesta segunda-feira, 29.

“Segundo a informação que recebemos, o principal envolvido nesse ataque seria o cidadão Lester Toledo, tristemente célebre fugitivo da Justiça que se encontra no exterior”, disse Saab, sem provas, durante uma coletiva, ao mencionar a Macedônia do Norte como origem do ato. “Junto a ele, aparecem como envolvidos o foragido Leopoldo López e María Corina Machado. Os fiscais estão recolhendo os elementos de convicção dessas ações que tentaram adulterar os resultados.

Durante a apuração dos votos da disputa eleitoral, o CNE interrompeu a contagem, em virtude do que seria um atentado cibernético. Horas depois do ocorrido, o Conselho divulgou os resultados que mostraram Maduro com mais de 50% dos votos, contra quase 45% do adversário, o ex-diplomata Edmundo González.

Mesmo com o comunicado do CNE, María Corina declarou González o presidente eleito da Venezuela. Conforme a ex-deputada, a oposição obteve aproximadamente 70% dos votos no país.

“MPF” da Venezuela anuncia investigação contra María Corina

Israel | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Lula, durante visita do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto – 29/05/2023 | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além de associar María Corina ao suposto ataque, Saab anunciou a abertura de um inquérito contra a líder da oposição, por “fraude eleitoral”. Corina teria também tentado “adulterar as atas” das seções eleitorais, que são como boletins de urna do Brasil.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui