domingo, janeiro 26, 2025
InícioGeralMP quer laicizar fundação ligada à Canção Nova

MP quer laicizar fundação ligada à Canção Nova

A Fundação João Paulo II (FJPII), associação vinculada à comunidade católica Canção Nova, foi alvo de uma ação no Ministério Público de São Paulo (MPSP). O presidente do instituto, padre Wagner Ferreira, veio a público nesta sexta-feira, 24, para expor o caso.

No vídeo, o sacerdote recorda que a Fundação João Paulo II, criada pelo monsenhor Jonas Abib, é essencialmente confessional e que tanto a Comunidade Canção Nova quanto a Fundação João Paulo II fazem parte de uma mesma obra.

“Era entendimento comum da Canção Nova de que o presidente da comunidade fosse também presidente da FJPII, e assim trabalhamos durante estes anos sem qualquer dificuldade ou conflito”, enfatizou o sacerdote.

“Este movimento quer tirar a finalidade de evangelização da FJPII”, declarou Wagner. “Nós que somos filhos do padre Jonas não podemos permitir isso.”

O MPSP alega que ocorre uma “ingerência” da comunidade na fundação. Assim, a promotoria requer que os novos dirigentes da FJPII sejam leigos — ou seja, fiéis que não são sacerdotes, freiras ou consagrados — sem qualquer relação com a Canção Nova.

No entanto, Wagner afirma que existe uma parceria entre as entidades e recordou que era vontade do padre Jonas Abib que a FJPII fosse parte da Comunidade Canção Nova. O presbítero ainda frisou que, na Justiça, será provado que o MP tem uma compreensão inadequada da FJPII.

“Olhando a história da igreja, sabemos que muitas obras passam tribulações quando o fundador vem a falecer, é um desafio que estamos vivendo”, expõe. Por fim, ele pede orações de todos para a resolução desta questão judicial.

Fundação João Paulo II é ligada à Canção Nova

Fundada em 1982, a Fundação João Paulo II é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos que mantém uma rede de comunicação e projetos sociais por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.

A fundação trabalha a favor da promoção dos valores sociais e cristãos por meio da rádio, televisão e internet, com o objetivo de oferecer uma programação educativa, jornalística, de entretenimento e, especialmente, de religião.

Canção nova
A Canção Nova é focada na evangelização por meio de meios de comunicação | Foto: Reprodução/Twitter/X

A associação também é responsável por projetos sociais, nos quais são atendidos crianças, adolescentes, adultos e idosos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Ao todo, foram impactadas cerca de 5,5 mil pessoas em 2023.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui