As autoridades de Washington chegaram à conclusão que um Tesla que atropelou e matou um motociclista perto de Seattle em abril estava operando em um dos sistemas de direção automática da empresa, o Full-Self Driving, no momento do acidente.
Investigadores da Patrulha do Estado de Washington fizeram a descoberta após baixar informações do gravador de dados de eventos no Tesla Model S 2022, disse o porta-voz da agência, capitão Deion Glover, na última terça-feira (30).
“A investigação continua em andamento neste caso”, disse Glover por e-mail à Associated Press. Nenhuma acusação foi apresentada, disse ele. Não é a primeira vez que um dos sistemas de direção automática da Tesla está envolvido em acidentes de trânsito.
O CEO da Tesla, Elon Musk, disse na semana passada que a direção autônoma deverá ser capaz de funcionar nos carros da marca sem supervisão humana até o final deste ano.
Detalhes do acidente envolvendo a Tesla
- Após o acidente em uma área suburbana a cerca de 24 quilômetros a nordeste de Seattle, o motorista disse a um policial que estava usando o sistema de piloto automático do Tesla e olhou para o celular enquanto o Tesla estava em movimento.
- “A próxima coisa que ele percebeu foi um estrondo e o veículo deu uma guinada para frente ao acelerar e colidir com a motocicleta à sua frente”, escreveu o policial em um documento de causa provável.
- O motorista de 56 anos foi preso por investigação de homicídio veicular “com base na admitida desatenção ao dirigir, no modo piloto automático, e na distração do celular ao avançar, depositando confiança na máquina para dirigir por ele”.
- O motociclista Jeffrey Nissen, 28, de Stanwood, Washington, estava embaixo do carro e foi declarado morto no local, informaram as autoridades.
A Tesla possui dois sistemas de direção autônoma parcial. O “Full Self-Driving”, que pode realizar muitas tarefas de direção, mesmo nas ruas da cidade, e o Autopilot, que pode manter um carro em sua faixa e longe de objetos à sua frente. Às vezes, os nomes são confundidos pelos proprietários de Tesla.
A montadora diz que atualmente nenhum dos sistemas pode dirigir sozinho e que os motoristas devem estar prontos para assumir o controle a qualquer momento.