A Rolls-Royce apresentou um novo conceito de motor híbrido a diesel que deixa tanques de guerra (e veículos militares similares) mais eficientes. E mais fáceis de esconder também. A empresa mostrou a ideia na edição de 2024 da Eurosatory, uma das maiores feiras para a indústria militar.
Motor híbrido da Rolls-Royce deixa tanques mais silenciosos
- A Rolls-Royce apresentou um novo conceito de motor híbrido a diesel para veículos militares na feira Eurosatory 2024. A ideia melhora a eficiência e a furtividade de tanques de guerra, por exemplo;
- Desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce, o motor é uma variante de dez cilindros da série MTU 199. Ele gera mais de 1.475 hp e é projetado para fornecer energia adicional aos veículos blindados para operar sistemas futuros (como lasers militares);
- O motor híbrido, que tem uma unidade de propulsão elétrica a bateria, ocupa pouco espaço e reduz significativamente o consumo de combustível, o que melhora o alcance das missões;
- O principal destaque do motor híbrido é sua capacidade de operar de forma silenciosa e reduzir a assinatura de calor dos tanques de guerra. Assim, o motor deixa a detecção dos tanques mais difícil, o que aumenta a capacidade de camuflagem dos veículos, especialmente em baixas velocidades.
O conceito de motor híbrido a diesel foi desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce. O novo motor é uma variante de dez cilindros da série MTU 199, usada pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) – e a mais vendida em sua classe entre motores de tanque, segundo a Rolls-Royce.
“Esse conceito de propulsão expandirá as possibilidades operacionais dos futuros veículos blindados de uma maneira que antes era quase inimaginável”, diz Christian Wolf, Chefe de Desenvolvimento de Motores e Sistemas Militares da Rolls-Royce Power Systems, em comunicado da empresa.
Rolls-Royce apresenta ‘motor stealth’ para tanques de guerra
De acordo com a empresa, o novo motor híbrido gera mais de 1.475 hp e foi projetado para fazer mais do que apenas melhorar a quilometragem, como seu equivalente automotivo civil.
A unidade de propulsão elétrica a bateria também foi concebida para fornecer mais energia elétrica aos veículos blindados para operar sistemas futuros – por exemplo: lasers militares. Ela é integrada para ocupar o mínimo de espaço possível dentro do veículo.
No entanto, o ponto alto mesmo do novo motor é sua capacidade de furtividade. A empresa afirma que o motor híbrido proporciona aos tanques de guerra uma camuflagem melhor.
Por conseguir funcionar com a parte (barulhenta) a diesel desligada, é como se o motor desse cobertura para o tanque de guerra. Nesses casos, os sistemas são alimentados por baterias em vez do motor em marcha lenta.
Isso torna o tanque muito mais silencioso e reduz significativamente sua assinatura de calor. Também reduz o consumo de combustível, o que melhora o alcance da missão.
Outra vantagem do novo motor é que, em baixas velocidades, ele torna o veículo mais silencioso, especialmente quando acoplado ao novo silenciador personalizado da Rolls-Royce. Além disso, em altas velocidades, o acionamento elétrico junto com o diesel aumenta a aceleração.