sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaMoto elétrica quebra quatro recordes mundiais de velocidade

Moto elétrica quebra quatro recordes mundiais de velocidade

Os veículos elétricos estão com tudo. O avanço da tecnologia está permitindo alcançar feitos cada vez maiores. É exatamente o caso da moto elétrica RW-5 Voxan, que quebrou quatro recordes mundiais de velocidade.

Marcas ainda precisam ser aprovadas pela Federação Internacional de Motociclismo

A moto, desenvolvida a partir de uma colaboração entre a Ohio State University, dos Estados Unidos, e o Venturi Group, foi levada para as Salinas Bonneville, um deserto de sal localizado no noroeste do estado de Utah, nos EUA.

Lá, ela quebrou os recordes de velocidade na classe de motocicletas elétricas abaixo de 150 kg, com e sem a carenagem da moto. O piloto responsável foi o francês Louis-Marie Blondel.

Moto elétrica RW-5 Voxan no deserto de sal (Imagem: divulgação/Venturi)

A moto elétrica conseguiu atingir 271,5 km/h em uma largada de um quilômetro e 271,3 km/h) em uma largada de uma milha (distância equivalente a 1,6 quilômetros) em uma versão sem carenagem. Já com a estrutura, a RW-5 Voxan atingiu 289,7 km/h em uma largada de um quilômetro e 289,7 km/h em uma largada de uma milha.

É importante salientar que estas marcas ainda precisam ser aprovadas pela Federação Internacional de Motociclismo. As informações são do Venturi Group.

Leia mais

Modelo quebrou os recordes de velocidade na classe de motocicletas elétricas abaixo de 150 kg (Imagem: divulgação/Venturi)

Moto elétrica se destaca pela leveza

  • O RW-5 Voxan é uma moto elétrica alimentada por uma bateria de íons de lítio e um motor de fluxo axial de ímã permanente refrigerado a líquido de 80 kW.
  • Ele é capaz de produzir 132,7 lb-ft (180 Nm) de torque e 107 cavalos de potência.
  • O grande diferencial é a leveza do veículo: apenas 150 kg.
  • A motocicleta tem uma distância entre eixos de 1,68 metro e um comprimento total de 2,57 metros com a carenagem.
  • Ela foi montada pela equipe de estudantes de engenharia Buckeye Current da Ohio State University, com o escritório de design do Venturi Group fornecendo informações sobre o design, suspensão, bateria, caixa de câmbio, configuração e otimização de estabilidade da moto.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui