domingo, novembro 24, 2024
InícioEntretenimentoMostra de SP 2024 anuncia vencedores com Coppola, “Ainda Estou Aqui“ e...

Mostra de SP 2024 anuncia vencedores com Coppola, “Ainda Estou Aqui“ e “Manas“

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revelou os grandes edições da 48ª edição do evento com “Ainda Estou Aqui“, “Manas” e uma homenagem a Francis Ford Coppola. O encerramento aconteceu nesta quarta-feira (30), na Cinemateca Brasileira, em cerimônia apresentada por Renata de Almeida e Serginho Groisman.

Ao todo, foram entregues 15 prêmios. O Júri, formado pela atriz Camila Pitanga, o ator Gonçalo Waddington, a produtora Hebe Tabachnik, o produtor Kyle Stroud e o autor Thierry Méranger, consagrou quatro obras: “Familiar Touch“, de Sarah Friedland, “Hanami“, de Denise Fernandes, “No Other Land“, de Basel Adra, Rachel Szor, Hamdan Ballal e Yuval Abraham, e “Sinfonia da Sobrevivência“, de Michel Coeli.

Além disso, o cineasta Adam Elliot foi premiado pela direção da animação “Memórias de um Caracol“. Já “Serra das Almas”, de Lirio Ferreira, foi agraciado com o prêmio da Netflix, assegurando sua futura exibição no serviço de streaming. Outro destaque da Mostra, o prêmio Paradiso, voltado ao incentivo do cinema nacional, foi entregue ao filme “Malu”, dirigido por Pedro Freire.

Prêmios do público e da crítica

“Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, foi eleito pelo público como o melhor filme nacional de ficção da Mostra. O público do evento também escolheu “O Caso dos Estrangeiros“, de Brandt Andersen, como o melhor longa internacional de ficção, enquanto “Três Obás de Xangô” e “Balomania” foram votados como os melhores documentários.

A crítica coroou “Manas“, filme de Marianna Brennand com Dira Paes, e “Levados pelas Marés“, de Jia Zhangke, ganhou o prêmio de produção internacional.

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) concedeu o troféu de Melhor Filme a “Intervenção”, de Gustavo Ribeiro. Já o prêmio Humanidade foi entregue ao diretor Raoul Peck, por “Ernest Cole: Achados e Perdidos”, enquanto “Hanami” recebeu o prêmio Brada de melhor direção de arte, assinado por Mathé.

Mostra de SP 2024 tem sessões com trilha sonora executada ao vivo

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui