terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioDestaqueMorte de adolescente provoca protestos violentos na China; vídeo

Morte de adolescente provoca protestos violentos na China; vídeo

Protestos violentos ocorreram na China depois que policiais foram acusados de encobrir a morte de um adolescente na região de Shaanxi, a cerca de mil quilômetros da capital, Pequim.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, dezenas de manifestantes aparecem em confronto com a tropa de choque da polícia chinesa, em frente à Escola Técnica Vocacional de Pucheng. Nas imagens, é possível ver pessoas ao atirar cassetetes e outros objetos contra as autoridades.

As manifestações violentas começaram depois da morte de Dang, um adolescente que frequentava o 3° ano na escola. Ele faleceu no dia 2 de janeiro.

Autoridades afirmam que a causa da morte do jovem foi um acidente. No entanto, informações que circulam nas redes sociais alegam que o caso seria um crime, supostamente acobertado pela polícia local.

Durante os protestos, uma pessoa foi vista ao arremessar um extintor de incêndio em uma porta de vidro. A polícia precisou usar força física para conter os manifestantes.

Oficiais chineses têm visto protestos com cautela depois das manifestações do “Livro Branco”, no final de 2022, contra políticas rígidas durante a pandemia de covid-19.

Segundo declaração dos investigadores publicada no site do governo do condado de Pucheng, Dang “teve uma altercação verbal e física” com um aluno do 1° ano depois de “perturbar seu descanso” em um dormitório.

Naquela noite, um funcionário da escola teria ajudado a resolver a discussão.

No entanto, por volta das 3h da manhã, outro aluno do dormitório do adolescente foi ao banheiro e encontrou um banco de madeira embaixo da janela da sacada, conforme depoimento.

“A janela de correr estava aberta, e a tela de malha de metal foi removida. Ele já havia caído da janela para o chão abaixo”, relatou.

Grupo de direitos humanos da China contesta versão da polícia

O grupo Human Rights in China, com sede nos Estados Unidos, relatou “circunstâncias suspeitas” sobre a morte de Dang, que incluiriam sinais de luta no dormitório. Além disso, a organização sugeriu que ele teria sido empurrado do telhado.

A família do jovem rejeitou a explicação oficial. Disse, ainda, que as fotos do celular de Dang foram apagadas.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui