A atriz Teri Garr, que atuou na série de comédia Friends, morreu nesta terça-feira, 29, aos 79 anos. A assessora e amiga pessoal de Teri, Heidi Schaeffer, confirmou o ocorrido à imprensa internacional. Uma complicação de esclerose múltipla causou a morte da artista.
Entre as produções que a artista participou destacam-se os filmes O Jovem Frankenstein (1974) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977). A norte-americana também atuou em Depois de Horas, de Martin Scorsese, em 1985.
Na popular série Friends, Teri fez o papel de Lisa Kudrow. A personagem é mãe de Phoebe, uma das protagonistas do enredo.
A atriz lidou com problemas de saúde nos últimos anos. Em 2002, ela recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla.
Teri Garr nasceu no dia 11 de dezembro de 1944, no subúrbio de Lakewood. A cidade está próxima de Cleveland, em Ohio. A atriz nasceu em uma família de artistas: o pai, Eddie, era ator da Broadway e artista de vaudeville (gênero de entretenimento), e a mãe, Phyllis, uma dançarina Rockette.
Depois de cursar faculdade em Los Angeles, a atriz de Friends tentou carreira no balé e depois mudou para a atuação. Teri estudou no famoso Actor’s Studio, em Manhattan.
Em 1982, a norte-americana foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por causa da atuação no filme Tootsie. Ela desempenhou o papel de melhor amiga do protagonista do enredo.
Os trabalhos da atriz de Friends depois da doença
Mesmo com as dificuldades que a doença apresentou, a atriz manteve o trabalho em Los Angeles. Ela realizou dublagens e participou de programas humorísticos.
A artista deu voz a desenhos como Scooby-Doo e Batman do Futuro. Além disso, escreveu uma biografia, em 2006, intitulada Speedbumps: Flooring It Through Hollywood.