domingo, novembro 24, 2024
InícioGeralMorre o ex-jogador de vôlei Pampa, campeão olímpico em 1992, aos 59...

Morre o ex-jogador de vôlei Pampa, campeão olímpico em 1992, aos 59 anos

O ex-jogador de vôlei André Felipe Felbo Ferreira, conhecido como Pampa, morreu nesta sexta-feira, 7, aos 59 anos. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lamentou a morte do ex-jogador e destacou que ele será sempre uma referência, prestando solidariedade.

Pampa iniciou sua carreira profissional no Santa Cruz e jogou em clubes como Palmeiras e Suzano. Ele também teve uma passagem pelo Japão. Pampa foi ouro em Barcelona em 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro. Além disso, conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e o título da Liga Mundial, em 1993.

Carreira de Pampa no vôlei e conquistas

Pampa representou a seleção pela primeira vez na Olimpíada de 1988, integrando a “Geração de Prata”. Nos Jogos de 1992, foi um dos destaques da equipe que conquistou o ouro em Barcelona. Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico.

Transição para a política

O ex-jogador entrou para a política no início dos anos 2000, ao atuar no Ministério do Esporte e como secretário em cidades como Suzano (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ). O seu apelido surgiu em razão da força de seu corte, segundo o ex-jogador.

“Quando comecei a jogar no Recife, eu tinha uma cortada tão forte que o pessoal começou a associar ‘lá vem o coice do cavalo pampa’”, disse o ex-atleta, em 2013.

Tratamento contra um câncer

Pampa tratava de um linfoma de Hodgkin, câncer no sistema linfático. Ele descobriu a doença em janeiro, quando iniciou o tratamento. O ex-jogador estava internado havia meses e foi entubado no fim de abril.

Eram previstas quatro sessões de quimioterapia. Dias depois de a 4ª etapa, o ex-jogador apresentou febre e precisou de atendimento emergencial. No dia 13 de março, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Pampa ficou mais de um mês internado em Campos dos Goytacazes. O quadro piorou em decorrência de complicações pulmonares, que surgiram em meio à quimioterapia.

O campeão olímpico conseguiu a liberação do plano de saúde para ser transferido a São Paulo, onde teria acesso a melhores condições de tratamento. A locomoção ocorreu por via aérea.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui