segunda-feira, abril 21, 2025
InícioGeralMorre Leandro Ruppenthal, do Grupo Só Alegria, aos 33

Morre Leandro Ruppenthal, do Grupo Só Alegria, aos 33

Chegou ao fim a luta de pelo menos dois anos que o cantor e compositor Leandro Ruppenthal travou contra um câncer no fígado. O músico, fundador e vocalista do Grupo Só Alegria, morreu na noite deste domingo, 20. Ele tinha 44 anos de idade.

Por meio de comunicado no Instagram, a banda gaúcha confirmou a morte de Ruppenthal. O grupo avisou que, em breve, divulgará informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do cantor.

“A família agradece a todos pelo apoio e pelas palavras de carinho neste momento de dor”, afirmou a banda.

Ruppenthal foi um dos fundadores do Grupo Só Alegria. Baseada em Lagoa dos Três Cantos, no interior do Rio Grande do Sul, a banda soma 20 anos de carreira.

Leandro Ruppenthal: músico, político e compositor de Jorge Bagre

Desde 2004, Leandro Ruppenthal conciliava os trabalhos musicais do Grupo Só Alegre com a política partidária. Sempre filiado ao PP, ele disputou cinco eleições.

Em 2004, foi candidato a vereador em Quinze de Novembro (RS). Quatro anos depois, tentou, sem sucesso, se eleger prefeito do município gaúcho. Em 2012, no entanto, teve êxito ao se candidatar ao cargo de vice-prefeito. Entretanto, a chapa da qual fez parte não conseguiu se reeleger.

A última ação do cantor na política gaúcha ocorreu nas eleições municipais de 2024. Na ocasião, foi candidato a vice-prefeito de Lagoa dos Três Cantos, mas perdeu.

No início deste mês, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Quinze de Novembro. Ele posou, com a placa, ao lado da família.

Leandro Ruppenthal e família
Leandro Ruppenthal e família | Foto: Reprodução/Site da Rádio CBS

Sem mandato político desde o fim de 2016, Ruppenthal compôs — e cantou — o que pode ser considerado como o maior sucesso do Grupo Só Alegria: a canção Jorge Bagre. A música narra, de forma descontraída, as frustradas tentativas de um homem em pescar no Rio Jacuí, que corta parte do Rio Grande do Sul.

No ar desde maio de 2023, o clipe de Jorge Bagre soma 1 milhão de visualizações no YouTube. Pelo Instagram, internautas lembraram da música ao lamentarem a morte de Leandro Ruppenthal, que deixa a mulher, Evelize, e três filhos: Lana, Nicole e Gustavo.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui