O ator britânico Ian Gelder, conhecido por interpretar Kevan Lannister em “Game of Thrones”, da HBO, faleceu na última segunda-feira, 6, devido a complicações de um câncer nos ductos biliares. A notícia foi comunicada por seu marido, o também ator Ben Daniels, em uma emocionante mensagem nas redes sociais.
“É com tristeza que anuncio a morte de meu querido marido e parceiro de vida, Ian Gelder”, escreveu Daniels.
Ele compartilhou publicamente a batalha de Ian contra a doença, cujo diagnóstico foi descoberto em dezembro. O artista deixou seus compromissos profissionais para cuidar do seu companheiro. “Mas a doença evoluiu com rapidez”, disse Daniels.
Ele descreveu Gelder como uma pessoa bondosa, generosa e um ser humano adorável. Também destacou sua habilidade como ator e o impacto positivo que deixou em todos os que tiveram a oportunidade de trabalhar e conviver com ele.
Carreira e legado no entretenimento
Nascido em 3 de junho de 1949, Ian Gelder teve uma carreira diversificada e pôde atuar em diversos filmes e séries. Seu papel mais marcante foi como Kevan Lannister, em “Game of Thrones”, durante quatro temporadas, além de Mr. Dekker, em “Torchwood”.
Sua presença também foi notável em produções como “Doctor Who”, “Fronteiras do Universo” e em filmes como “A Papisa Joana” e “Paulo: O emissário”.