O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) expressou interesse em concorrer ao governo do Paraná e afirmou que considera essa uma missão para impedir o avanço do PT no Estado. Durante sua participação no programa Direto ao Ponto, da rádio Jovem Pan News, na terça-feira 18, Moro falou sobre seu futuro político.
“Somos um dos nomes à disposição que tem condições de impedir o avanço do PT pelo estado do Paraná, isso é uma missão”, declarou Moro, em entrevista à Jovem Pan.
O ex-ministro indicou que não tem planos de disputar as eleições presidenciais de 2026, mas não descartou a possibilidade de se candidatar ao governo paranaense.
“Meu foco não é este (candidatura à presidência), pode ser que a gente tente alguma candidatura executiva no Paraná”, prosseguiu. “Eu tenho uma preocupação que o PT assuma o governo do estado do Paraná e nós somos um dos nomes à disposição que tem condições de impedir o avanço do PT pelo estado do Paraná, isso é uma missão.”
Nas eleições de 2022, Moro inicialmente lançou uma pré-candidatura à presidência, mas acabou desistindo e conseguiu uma vaga no Senado Federal. Para 2026, ele acredita que outros nomes estarão na disputa presidencial.
Moro avalia cenário político para 2026
Moro acredita que, em 2026, outras figuras políticas terão chances na corrida presidencial. Apesar disso, afirmou que o fato de o resultado das eleições de 2026 ser assunto em 2024 chama sua atenção, mas avalia que o tópico só está sendo discutido por causa dos pronunciamentos recentes de Lula.
“O motivo é óbvio, quem colocou esse debate na mesa foi o governo Lula, que sendo muito sincero, fracassou, não tem o que mostrar, o que apresentar”, afirmou. Ninguém estaria discutindo eleição presidencial em 2026, não fosse o governo Lula que falhou. Não sabemos para onde vamos. Estão surgindo outros nomes, Tarcísio, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Ratinho Jr, eu só estou dizendo o seguinte, eu não estarei neste ticket.”
O senador, uma das figuras mais proeminentes do União Brasil, planeja viajar por várias cidades do Paraná este ano para participar de eventos de lançamento de pré-candidaturas e candidaturas.