sábado, janeiro 11, 2025
InícioDestaqueMoraes manda Bolsonaro apresentar 'convite' para posse de Trump

Moraes manda Bolsonaro apresentar ‘convite’ para posse de Trump

Antes de decidir se libera ou não a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou o ex-chefe do Executivo apresentar o “convite oficial” que recebeu para a posse de Donald Trump. A solenidade ocorrerá no dia 20 de janeiro.

Moraes apontou que Bolsonaro apresentou, como convite que recebeu de Trump, um e-mail enviado para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por um endereço não identificado. De acordo com o magistrado, não consta, no material on-line, qualquer horário ou programação do evento.

Os advogados de Bolsonaro — capitaneados por Paulo Amador da Cunha Bueno e Celso Vilardi — devem apresentar o “documento oficial, que efetivamente comprove” o convite feito pelo presidente eleito dos EUA ao ex-presidente do Brasil.

Moraes ainda aproveitou para pedir um parecer da Procuradoria-Geral da República, que deverá se manifestar depois da complementação solicitada pelo ministro do STF. Conforme Moraes, há “necessidade de complementação probatória, pois o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários”.

Ao pedir autorização para ir à posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, Bolsonaro apresentou ao STF uma cópia de um e-mail enviado pelo endereço “[email protected]” para Eduardo Bolsonaro.

O e-mail apresentava somente o texto corrido. A mensagem foi um dos principais documentos que os advogados de Bolsonaro apresentaram ao STF para pedir a liberação da viagem internacional do ex-presidente.

Encontro entre Bolsonaro e Trump na Casa Branca — Washington, D.C., EUA, 19/3/2019 | Foto: Alan Santos/PR

O convite citado por Moraes

Leia, abaixo, a íntegra do convite que foi enviado para o e-mail de Eduardo Bolsonaro.

“Caro Sr. Bolsonaro,

Esperamos que este e-mail o encontre bem.

Em nome do presidente eleito Trump, gostaríamos de convidar o presidente Bolsonaro e um convidado para a cerimônia de posse do presidente eleito Trump e do vice-presidente eleito Vance na segunda-feira, 20 de janeiro, em Washington, DC. Além disso, gostaríamos de estender um convite ao presidente Bolsonaro e um convidado para comparecer ao Starlight Inaugural Ball na noite de 20 de janeiro.

Para sua conveniência, você poderia nos informar se o presidente Bolsonaro poderá participar? Se sim, nós daremos continuidade com informações adicionais.

Obrigado,

Comitê de posse de Trump Vance.”


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui