sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaMoraes autoriza investigação de prefeito de Farroupilha (RS)

Moraes autoriza investigação de prefeito de Farroupilha (RS)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira, 29, a investigação do prefeito de Farroupilha (RS), Fabiano Feltrin (PL), por incitação ao crime.

A decisão veio depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) relatar que Feltrin, em uma transmissão ao vivo em rede social na quinta-feira 25, sugeriu que a “homenagem” a Moraes seria colocá-lo na guilhotina e encenou a decapitação do ministro.

Ele fez a afirmação, divulgada pelo seu Instagram, no dia em que o município recebeu a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contou a CNN.

Durante o ato, um dos integrantes da comitiva fez referência a uma estátua, a qual considerava ter alguma semelhança com Moraes.

Feltrin então se dirigiu ao autor do comentário e deu a declaração que provocou a investigação.

“Aqui não tem isso”, afirmou o prefeito gaúcho. “A homenagem para ele eu vou mostrar qual é que é. É só botar ele aqui na guilhotina, ó. Tá aqui a homenagem para ele.”

A PGR declarou que iria iniciar a investigação.

“Tramitam no Supremo Tribunal Federal apurações sobre a existência de organização criminosa responsável por ataques sistemáticos aos seus adversários, ao sistema eleitoral e às instituições públicas, por meio da propagação de notícias falsas e estímulo à violência contra autoridades da República.”

Procedimentos e prazos para a investigação

Conforme informa a Folha de S.Paulo, a deputada federal pelo Paraná e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, repudiou a ação. Pelo Twitter/X, ela afirmou que o intuito do prefeito de Farroupilha foi buscar holofotes.

A Polícia Federal terá um prazo de 60 dias para conduzir as investigações e elaborar um relatório para o STF.

O procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco também solicitou que Feltrin seja convocado para prestar depoimento no decorrer das investigações.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui