Moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, voltaram a sair de casa entre a noite deste domingo, 23, e a manhã desta segunda-feira, 24, depois de ruas dos bairros Sans Souci, Itaí e Sol Nascente inundarem. Até o momento, cerca de 60 pessoas foram resgatadas, segundo a Defesa Civil.
O aumento no nível do Lago Guaíba, que subiu 23 centímetros em 11 horas, e o Rio Jacuí, que está em 4,63 metros, são responsáveis pelas inundações. A cota de alerta é de 5 metros, e a de inundação é de 6 metros.
As variações no nível da água são causadas pela chuva intensa do fim de semana e pelo vento forte que veio do Sul e do Sudeste, o que represa a água. A Defesa Civil do município recomenda aos moradores dos bairros afetados que busquem abrigo no prédio público Solon Tavares, em Guaíba, onde funciona a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), ou no centro da cidade de Eldorado do Sul.
Defesa Civil de Eldorado do Sul realiza resgates
Equipes da Defesa Civil circulam pela cidade em carros para ajudar no resgate de pessoas que precisem de assistência. Em maio, mais de 90% do município foi inundado pelas águas do Rio Jacuí, que afetou mais de 40 mil habitantes.
O Estado do Rio Grande do Sul registrou 177 óbitos por causa da catástrofe, que começou no fim de abril. Há 37 pessoas desaparecidas, mais de 800 feridos e mais de 10 mil fora de casa. Em caso de emergência, a população deve contatar os números 190, 193 ou 199.