sexta-feira, julho 5, 2024
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Montadora chinesa quer fábrica no Brasil e já tem planos para o país

As montadoras chinesas se afeiçoaram pelo Brasil. Depois da BYD e GWM anunciarem planos para se instalarem em território brasileiro, a Neta Auto confirmou a produção de veículos elétricos no país a partir de 2026. É o que diz uma apuração do Autoesporte.

Antes disso, a chinesa garantiu o lançamento de três modelos no segundo semestre deste ano, que devem competir com opções já disponíveis por aqui.

Neta quer fábrica da Toyota em SP

A Neta Auto, a mais nova fabricante chinesa de elétricos a chegar no Brasil, está considerando a fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) para sua operação nacional, de acordo com a reportagem do Autoesporte.

A japonesa vai encerrar as operações na planta depois de quase 30 anos e já começou um plano demissional até o final de 2025. A produção do clássico Corolla, que acontecia por lá, irá para Sorocaba.

Nessa transição, a Neta, que já confirmou a intenção de ter uma fábrica no Brasil até 2026, quer aproveitar a instalação. Na prática, isso economiza tempo e recursos com obra, além de que o esquema de produção será o “Completely Knocked Down”, em que as peças já vêm separadas para apenas serem montadas na fábrica.

Ainda assim, isso exigirá investimentos em infraestrutura. Isso porque, apesar de a instalação de Indaiatuba também ser responsável pela versão híbrida do Corolla, a produção de carros totalmente elétricos exigirá uma linha de montagem diferente da atual.

Enquanto a empresa não confirma qual será sua planta no Brasil, que inclusive irá exportar para outros países da América Latina, já há planos para uma rede de concessionárias e centro de distribuição de peças em São Paulo, para iniciar a venda dos importados ainda em 2024.

SUV Neta L chega ao Brasil ainda este ano (Imagem: Divulgação/Neta)

Três veículos elétricos desembarcam no Brasil este ano

A Neta não vai esperar até 2026 para iniciar sua operação em solo brasileiro. Já no segundo semestre deste ano, a chinesa confirmou a importação de três modelos elétricos.

Internacionalmente, são sete veículos no portfólio. Os que chegarão por aqui são o esportivo Neta GT, o SUV Neta L e um terceiro modelo ainda não revelado.

Esportivo Neta GT (Imagem: Neta/Divulgação)

Neta GT

  • O Neta GT é o esportivo da marca – e já está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
  • O modelo é um cupê de quatro lugar rival do Tesla Model 3 na China;
  • São duas opções de baterias, com 64 kWh e 74 kWh, com autonomia de 550 km e 650 km respectivamente. Esses dados são do mercado chinês e é provável que, pelo Inmetro, sejam reduzidos;
  • A potência varia entre 231 cavalos e 462 cavalos.
SUV Neta L (Imagem: Neta/Divulgação)

Neta L

  • Já o Neta L é o SUV médio da marca, medindo 4,77 metros de comprimento e 2,81 de entre-eixos;
  • São duas versões. A primeira tem uma bateria 30,6 kWh combinada com um tanque de 50 litros, com um alcance estimado em 1.070 km no ciclo chinês;
  • A segunda tem uma bateria de 68,1 kWh e autonomia de 460 km, também no ciclo chinês.
Neta Aya
SUV compacto Neta Aya (Imagem: Neta/Divulgação)

Terceiro modelo elétrico ainda é mistério

O terceiro modelo ainda não foi confirmado, mas o palpite é que seja o Neta Aya, um SUV menor que deve rivalizar com o BYD Dolphin.

Na opção mais simples, ele tem um motor elétrico de 54 cavalos e autonomia de 318 km. A opção mais avançada tem 95 cavalos e 401 km de autonomia. As baterias são de 35 kWh e 55 kWh, respectivamente.

Via Olhar Digital

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