As montadoras chinesas se afeiçoaram pelo Brasil. Depois da BYD e GWM anunciarem planos para se instalarem em território brasileiro, a Neta Auto confirmou a produção de veículos elétricos no país a partir de 2026. É o que diz uma apuração do Autoesporte.
Antes disso, a chinesa garantiu o lançamento de três modelos no segundo semestre deste ano, que devem competir com opções já disponíveis por aqui.
Neta quer fábrica da Toyota em SP
A Neta Auto, a mais nova fabricante chinesa de elétricos a chegar no Brasil, está considerando a fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) para sua operação nacional, de acordo com a reportagem do Autoesporte.
A japonesa vai encerrar as operações na planta depois de quase 30 anos e já começou um plano demissional até o final de 2025. A produção do clássico Corolla, que acontecia por lá, irá para Sorocaba.
Nessa transição, a Neta, que já confirmou a intenção de ter uma fábrica no Brasil até 2026, quer aproveitar a instalação. Na prática, isso economiza tempo e recursos com obra, além de que o esquema de produção será o “Completely Knocked Down”, em que as peças já vêm separadas para apenas serem montadas na fábrica.
Ainda assim, isso exigirá investimentos em infraestrutura. Isso porque, apesar de a instalação de Indaiatuba também ser responsável pela versão híbrida do Corolla, a produção de carros totalmente elétricos exigirá uma linha de montagem diferente da atual.
Enquanto a empresa não confirma qual será sua planta no Brasil, que inclusive irá exportar para outros países da América Latina, já há planos para uma rede de concessionárias e centro de distribuição de peças em São Paulo, para iniciar a venda dos importados ainda em 2024.
Três veículos elétricos desembarcam no Brasil este ano
A Neta não vai esperar até 2026 para iniciar sua operação em solo brasileiro. Já no segundo semestre deste ano, a chinesa confirmou a importação de três modelos elétricos.
Internacionalmente, são sete veículos no portfólio. Os que chegarão por aqui são o esportivo Neta GT, o SUV Neta L e um terceiro modelo ainda não revelado.
Neta GT
- O Neta GT é o esportivo da marca – e já está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
- O modelo é um cupê de quatro lugar rival do Tesla Model 3 na China;
- São duas opções de baterias, com 64 kWh e 74 kWh, com autonomia de 550 km e 650 km respectivamente. Esses dados são do mercado chinês e é provável que, pelo Inmetro, sejam reduzidos;
- A potência varia entre 231 cavalos e 462 cavalos.
Neta L
- Já o Neta L é o SUV médio da marca, medindo 4,77 metros de comprimento e 2,81 de entre-eixos;
- São duas versões. A primeira tem uma bateria 30,6 kWh combinada com um tanque de 50 litros, com um alcance estimado em 1.070 km no ciclo chinês;
- A segunda tem uma bateria de 68,1 kWh e autonomia de 460 km, também no ciclo chinês.
Terceiro modelo elétrico ainda é mistério
O terceiro modelo ainda não foi confirmado, mas o palpite é que seja o Neta Aya, um SUV menor que deve rivalizar com o BYD Dolphin.
Na opção mais simples, ele tem um motor elétrico de 54 cavalos e autonomia de 318 km. A opção mais avançada tem 95 cavalos e 401 km de autonomia. As baterias são de 35 kWh e 55 kWh, respectivamente.