Enquanto BYD e GWM seguem crescendo no Brasil, uma outra montadora chinesa está interrompendo as operações. A Seres chegou ao país no final de julho do ano passado e agora está provendo uma reestruturação interna por tempo indeterminado.
Operação moderna e mudança de rumo
- A empresa é parceira da gigante Huawei e prometeu um modelo de negócio diferenciado no Brasil.
- A ideia original era não ter concessionárias por aqui e realizar todas as operações necessárias pela internet.
- Pouco tempo depois, no entanto, a Seres mudou de ideia e abriu uma loja em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
- Em 2024, a montadora emplacou apenas oito unidades, sendo cinco Seres 3 e três Seres 5, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
- Os carros são importados de Xangai.
- Pelo site oficial da companhia, os carros seguem disponíveis para compra no Brasil.
Leia mais
Modelos disponibilizados pela Seres no Brasil
O modelo Seres 3 possui 4,38 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura. O SUV vem com um motor elétrico instalado no eixo dianteiro. O trem de força gera 163 cavalos e 30,6 kgfm de torque, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos.
A bateria de 53 kW oferece 206 km de autonomia, já no padrão do Inmetro. Carregando em corrente contínua de 50 kW, a bateria vai de 20% a 80% em 38 minutos.
O tempo de carregamento de 0 a 100% em corrente alternada de 7 kW é de cerca de sete horas e meia, segundo a fabricante. O Seres 3 parte de R$ 199.990 e tem uma versão que já vem blindada de fábrica.
Já o Seres 5 é um SUV híbrido plug-in (PHEV), ou seja, também carrega na tomada e permite rodar por até 94 km usando apenas a bateria. Ele tem como rival modelos como o popular Toyota Corola Cross.
Embaixo do capô, o utilitário combina um motor 1.5 convencional com propulsão elétrica e bateria de 19,27 kW. O resultado é uma potência combinada de 176 cavalos. Seu preço é de R$ 394 mil e a marca também disponibiliza uma alternativa para vir blindado.