Tudo sobre ChatGPT
Tudo sobre Inteligência Artificial
Tudo sobre OpenAI
O novo Modo de Voz Avançado do ChatGPT, que chegou para a maioria dos usuários na semana passada nos EUA, imita vozes, sotaques e entonações. Isso despertou a curiosidade de muita gente. Tanto que exemplos viralizaram nas redes sociais pouco após a OpenAI lançar o recurso.
O jornal New York Times pinçou dois exemplos publicados no TikTok. Em um deles, a usuária pede para o ChatGPT imitá-la. No outro, um usuário pede para a IA falar de um jeito “super gay”. As respostas podem ser consideradas engraçadas em ambos os casos. Mas também podem levantar preocupações.
Imitações e sotaques do modo de voz do ChatGPT viralizam nas redes sociais
Quando Morissa Schwartz, empreendedora nativa de Nova Jersey, pediu ao ChatGPT para imitar sua voz, a IA respondeu o seguinte:
“Isso é realmente como [meu jeito de falar] soa para você?” pergunta Morissa, incrédula. “Eu sabia que tinha um pouco de sotaque de Jersey, mas é realmente tão perceptível assim?”. O ChatGPT responde: “Bem, você definitivamente tem um toque desse estilo de Jersey. Tem personalidade e aconchego, igual você.”
Em entrevista ao jornal, Morissa disse que achou a imitação do ChatGPT sobre ela “uma surpresa hilária”. “Alguns dias depois de ativar o Modo Avançado, percebi que ele mudava sotaques. Então, por impulso, perguntei se poderia me imitar. E eu fiquei chocada com quão bom ele era. [Pensei] tipo, ‘Esse negócio assistiu secretamente todos os meus TikToks?’”
Outro exemplo pinçado pelo Times foi o TikTok publicado pelo influenciador Noah Miller. Quando ele pediu para a IA falar de um jeito “super gay”, a resposta foi assim:
O Modo de Voz Avançado muitas vezes se baseia em estereótipos e clichês ao se comunicar das maneiras solicitadas pelos usuários. Isso pode resultar em respostas que alguns podem achar ofensivas. No caso do exemplo acima, o influenciador parece ter achado apenas engraçado.
Como o modo de voz do ChatGPT funciona
O Modo de Voz Avançado do ChatGPT usa IA para responder a solicitações de texto de forma conversacional. Em essência, ele funciona da mesma maneira que o ChatGPT original, mas por meio de áudio, ao invés de texto.
- Os usuários podem escolher uma entre nove vozes e, por meio de conversas e comandos, ensinam essas vozes a falar da maneira que desejam.
“Ele reconhece tanto pelas palavras que você usa quanto pelas inflexões do seu tom, mas também se informa pelo contexto das palavras que você está usando, para responder da maneira que faça mais sentido”, explicou Celia Quillian, especialista em IA, ao jornal.
“O ChatGPT sempre foi um modelo preditivo, certo? Então, ele está apenas prevendo qual deve ser a resposta mais provável com base na entrada que você fornece, e agora está fazendo isso com som”. E gírias, sotaques, dialetos.