terça-feira, janeiro 14, 2025
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Modernização de sistemas, ações educativas, cursos e eventos marcam avanços do Detran-PI

Com avanços em 2024, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) estabeleceu um grande salto na qualidade do atendimento ao cidadão com a digitalização e remodelagem do fluxo de processos e serviços. As mudanças ocorrem desde a troca de cabeamento de rede, treinamento de colaboradores, qualificação de exames práticos, alinhamento com parceiros credenciados até a modernização da estrutura tecnológica no setor de CNH.

Resultados positivos foram registrados a partir dessa mudança de cultura no Detran. A resolução de processos ingressados por despachantes credenciados, por exemplo, saltou de 2 mil para cerca de 7 mil unidades por mês em 2024. A resposta é imediata em 95% dos casos atendidos no setor de registro e licenciamento de veículos.

A transferência de propriedade de veículos passou por uma grande melhoria, que resultou na redução significativa do tempo necessário para conclusão de processo. Anteriormente, o procedimento levava até 5 dias úteis para ser finalizado em razão da necessidade de análise de documentos físicos, além de etapas burocráticas que exigiam mais tempo.

Com a implementação de novas tecnologias, tramitação processual via SEI e vistoria com uso da ferramenta digital e fim dos decalques, esse tempo foi reduzido para até 2 horas. Isso significa que, após a solicitação de transferência de propriedade, o novo proprietário pode obter a confirmação da mudança de registro com agilidade, transparência e segurança. 

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Conforme a Diretora-geral do Detran, Luana Barradas, antes da implementação do sistema, os serviços eram realizados de forma manual no órgão de trânsito, com pilhas de papéis e cópias de documentos, que demoravam para apresentar resultados aos usuários. “O órgão tinha o desafio de avançar e encaramos isso como um grande propósito. A compreensão dos usuários está sendo fundamental para que o Detran mude para melhor, em benefício de todos”, destaca.

A implantação do sistema de exames práticos, com vídeomonitoramento, gravação de áudio e registro biométrico, foi ampliada para os centros de provas do interior do Estado. Além de maior transparência e segurança no processo de formação de novos condutores para trânsito, o mecanismo aclamado pela opinião pública atestou eficiência dos alunos com uma taxa de aprovação em cerca de 85,29%.

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Agora, com a baliza eletrônica, o Detran realiza entre 2000 e 2500 exames por semana. “O Detran possui atualmente um dos mais modernos e eficientes sistemas de avaliação de baliza do Brasil, modelo que tem sido parâmetro para outros estados. É a garantia de que o cidadão está sendo submetido a um processo transparente de formação para obtenção da CNH. E isso tem efeito lá na ponta, no dia a dia, no trânsito de veículos e pessoas nas ruas e estradas, com a diminuição de acidentes e preservação de vidas”, destaca a diretora-geral, Luana Barradas.

Aguardadas há quase duas décadas, as transformações promovidas pelo Detran-PI possibilitaram maior agilidade dos serviços de CNH, sem filas. A segunda via de CNH, CNH definitiva, CNH com Permissão Internacional para Dirigir (PID), agendamento de exame teórico, emissão de certidão negativa de CNH e validação do Nada Consta, podem ser solicitadas por meio do site oficial. Já o serviço de Renovação de CNH, o usuário pode abrir o processo online e finalizar em qualquer posto do órgão.

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Vale ressaltar que os processos, antes abertos com a obrigatoriedade de cópias de documentos, utilizam agora o escaneamento tecnológico da documentação, em conferência original. O resultado dos exames médicos antes entregues pelos usuários ao Detran, com um fluxo manual, são comunicados na plataforma digital pelos próprios profissionais de saúde, também, com maior eficiência e registros eletrônicos.

Ainda nos segmento de veículos, o Detran implementou um sistema randômico para a estampagem de placas, garantindo mais segurança, transparência e prevenção de fraudes. Apenas empresas credenciadas, localizadas na Sede, Postos e Ciretrans, estão autorizadas a confeccionar as placas, assegurando o cumprimento das normas técnicas e reduzindo irregularidades. A iniciativa moderniza os serviços e fortalece a confiança dos cidadãos no órgão.

No segmento educacional, a conclusão de duas turmas de instrutor de trânsito possibilitou a formação e inclusão de 177 novos profissionais no mercado de trabalho, por meio do processo de ensino e aprendizagem do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). A iniciativa faz parte das ações sociais e educacionais do órgão.

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Os novos profissionais, agora certificados, têm a missão de colaborar para promoção da mudança de cultura aos futuros motoristas, promovendo valores de segurança, respeito e responsabilidade no trânsito. Cada turma teve duração de dois meses, com carga de 180h, com abordagens de temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, entre outras.

A diretora-geral do Detran-PI, Luana Barradas, destaca a qualificação dos novos profissionais. “O currículo foi cuidadosamente elaborado para garantir que os instrutores estejam preparados para enfrentar os desafios da educação no trânsito. A qualidade do ensino e a dedicação dos nossos alunos foram excepcionais”, acrescenta.

A partir do curso do Detran, novos profissionais já estão atuando em auto escolas de Teresina. Recém-formada, a instrutora Jane Eyre Sousa cita o sentimento de poder contribuir para a mudança do perfil do trânsito piauiense. “É um privilégio poder contribuir para a formação de motoristas mais conscientes e preparados, a partir desta qualificação. É uma responsabilidade muito grande, mas me sinto preparada e sou grata ao Detran-PI pela formação e oportunidade”, destaca.

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Com a conclusão do curso de instrutor, o Detran-PI reafirma seu papel fundamental na construção de um trânsito mais seguro e harmonioso para todos. O Órgão prepara o lançamento de novas turmas, a partir do estabelecimento da plataforma digital para aulas online.

Ainda no campo educacional, o Detran levou noções de segurança e responsabilidade no trânsito para dentro das salas de aulas, envolvendo crianças, jovens e adultos, numa parceria com a Seduc. Só neste ano de 2024, mais de 10 mil crianças, adolescentes e motociclistas já participaram das palestras educativas do órgão. Além disso, palestras para empresas, faculdades, feiras e fóruns foram adicionadas às iniciativas em todo o Estado.

Ainda neste sentido, 143 motoristas da Secretaria de Saúde do Estado e do Detran participaram de curso de atualização para condutores. Esse trabalho está sendo levado aos demais órgãos e deve ser direcionado às empresas, visando a qualificação desses profissionais para um trânsito mais seguro. 

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Escola de Trânsito

Por meio da Escola Piauiense de Trânsito, o Detran liderou campanhas temáticas como Arena Beach no Litoral, Maio Amarelo, “Detran nas Férias” e Semana Estadual do Trânsito. O Órgão lançou ainda o “Bloquinho do Detran” no carnaval, promoveu o 1º Fórum Piauiense de Segurança Viária e Prevenção de Sinistros e investiu na promoção de cursos e parcerias para formação de novos condutores, como incentivo à conscientização da população para construção da cultura de respeito e responsabilidade coletiva.

O órgão iniciou o ano entregando ao Comando Geral da Polícia Militar mais 15 etilômetros e 15 mil bocais para testes de bafômetro, equipamento que mede os níveis de álcool do organismo.  Em seguida, lançou a Arena Beach no litoral, composta por uma quadra de esporte para Beach Soccer, espaço para atividades com crianças, música ao vivo e aula de zumba, atraindo cerca de 5 mil pessoas. Os turistas foram abordados no complexo de atividades na praia da Atalaia, bares e barracas das praias do coqueiro e barra grande, onde receberam materiais informativos e orientações de conscientização sobre as normas e leis de trânsito.

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Carnaval

O Detran promoveu ações educativas e abordou mais de 52 mil pessoas em cidades do interior e nos blocos tradicionais de Teresina. O trabalho integrado de prevenção e de conscientização da sociedade, realizado pelo órgão e parceiros, contribuiu para a redução de 41,6% no número de mortes no trânsito, no decorrer dos dias de folia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), comparados ao ano anterior.

As atividades lúdicas do Detran percorreram os principais blocos de rua e estruturas festivas nas cidades de Altos, União, Luís Correia, Parnaíba e Teresina, com charangas, eleição voluntária do motorista da rodada em grupos de amigos (Se beber, não dirija), distribuição de brindes e material com mensagens e informações cruciais para o cidadão.

O Maio Amarelo também concentrou ações em diversas cidades do interior, com a ampliação de palestras educativas em escolas e ações em ruas e avenidas. O Movimento foi integrado ao Calendário Oficial de Eventos do Estado do Piauí através da Lei Nº 8.411, decretada e sancionada no dia 18 de junho pelo governador Rafael Fonteles, possibilitando ao Detran realizar ações com maior amplitude para os 224 municípios. O objetivo do programa foi aplicar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.

“O Detran está atuando no que chamamos de raiz do problema, investindo na educação para um trânsito mais seguro. Isso inclui ações e palestras educativas nos principais eventos e rodovias do Estado, cursos sobre pilotagem, regras de trânsito e uso devido de equipamentos de segurança”, destaca a diretora-geral, Luana Barradas.

Vale ressaltar que as maiores dificuldades do Detran, em relação a segurança viária, estão intimamente ligadas à desobediência às leis de trânsito. Em muitos casos, parte do próprio condutor, seja por excesso de velocidade nas vias, não uso de cinto de segurança e, no caso dos motociclistas, a falta de capacete. É justamente esse comportamento inadequado que colabora para acidentes graves e mortes no trânsito.

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Por isso, em consonância com as normas legais da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), o órgão atuou estrategicamente para a diminuição de acidentes e mortes ao longo de 2024.

Em julho, foi estabelecida a campanha “Detran nas Férias”, entre 21 e 28 de julho, com abordagens lúdicas a cerca de 1200 turistas no litoral, como foco principal nos perigos do consumo de álcool e responsabilidade ao dirigir. A iniciativa integrou a campanha do Governo do Estado “Piauí, seu destino de Verão”, ressaltando a importância de um trânsito seguro, especialmente para os turistas e pessoas que atuam na região.

Canais

O Detran também abriu novos canais de atendimento e ampliou a receptividade de demandas e dúvidas da população, com resposta em tempo real, por meio da Ouvidoria, em 2024. Criado para receber reclamações, denúncias, dúvidas e acompanhar resoluções de processos, o setor realizou mais 25.680 atendimentos neste ano, consolidando-se como um canal essencial para a comunicação com os cidadãos.

Vale ressaltar que cerca de 89% das demandas são dúvidas básicas sobre acesso a serviços do Detran, como emissão de documentos e consultas a andamento de processos e taxas.

Destaque para o WhatsApp 

Entre os cinco canais de atendimento disponíveis, o WhatsApp (86 98802- 4070) se destaca como o mais utilizado pelos usuários, devido a agilidade, facilidade de uso e eficácia no retorno. Com média de 60 atendimentos por dia, o aplicativo de mensagens foi responsável por 14.400 atendimentos anuais, o que corresponde a mais da metade do total registrado.

Atendimentos complementares

Além do WhatsApp, a Ouvidoria oferece outros canais de comunicação para garantir o acesso a diferentes perfis de usuários. A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, evidencia que o setor tem sido uma ponte eficaz entre o órgão e os cidadãos, oferecendo celeridade na resolução de demandas e no fornecimento de informações sobre serviços como habilitação e documentos de veículos.

“A multiplicação eficiente de canais de atendimento possibilitou ao Detran acolher mais de 2 mil demandas por mês, neste ano, evitando até mesmo a necessidade de o usuário ter que se deslocar para postos físicos. Isso demonstra que o órgão dialoga com o cidadão e o auxilia no acesso aos serviços e conclusão de suas atividades”, destaca a gestora.

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Confira o desempenho de cada canal:

E-mail: Atendeu 3.600 pessoas no ano, com média de 15 usuários por dia;

Direct no Instagram: Somou 2.880 atendimentos, com uma média de 12 por dia;

Plataforma Fala Br: Resolveu uma média de 10 atendimentos por dia;

Telefone: Registrou 2.400 atendimentos anuais;

Atendimento presencial: Ofereceu suporte diário para uma média de 10 pessoas na sede do órgão.

No campo da infraestrutura, o Detran possui 41 Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) no interior do Estado e mais 5 postos na capital, contando com a Sede. 

Neste ano de 2024, as Ciretrans das cidades de São Raimundo Nonato, São João e Guadalupe receberam manutenção predial, com serviços de modernização de seus departamentos; o órgão ampliou ainda as etapas de laudos técnicos sobre projetos de sinalização viária e modernização de outros espaços.

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