Na madrugada do último domingo (28), a Mocidade Alegre, atual campeã do carnaval de São Paulo, anunciou o enredo que levará para o Sambódromo do Anhembi em 2025.
Com o título “Quem não pode com mandinga não carrega patuá”, a escola de samba buscará o tricampeonato com o desfile que será desenvolvido pela dupla de carnavalescos Jorge Silveira e Caio Arjo.
A ideia da agremiação é contar a história dos patuás e dos objetos religiosos que fazem parte da cultura brasileira, incluindo terços e guias, por exemplo.
“Dos povos islâmicos até as baianas da Mocidade Alegre, vamos contar mais uma das muitas páginas do nosso sincretismo religioso e das recriações dos povos africanos em meio à diáspora. Queremos passar uma mensagem de fé e resistência contra o racismo e a intolerância religiosa”, diz trecho do texto de divulgação.
“Mão erguida, envolta de tantos amuletos. Motivo de orgulho. Lembrança ancestral. Irmandade de preto. Macumba que fazemos na Avenida. Afinal, quem não pode com mandinga não carrega patuá”, continua.
Assista ao vídeo oficial:
Mocidade Alegre em 2024
Neste ano, a Mocidade Alegre se consagrou com o seu décimo segundo título ao desfilar o enredo “Brasiléia Desvairada”.
Na avenida, a agremiação mostrou a viagem do escritor Mário de Andrade, interpretado pelo ator Pascoal da Conceição, pelos recantos do Brasil.