A MLS (Major League Soccer) criou uma nova regra para combater a “cera” feita por jogadores durante as partidas. A mudança teve início na 10ª rodada da competição, com o objetivo de diminuir o tempo gasto em substituições, além de punir times e atletas que prejudicarem o andamento dos jogos.
A iniciativa estipulou que o tempo para que o jogador a ser substituído deixe o campo é de dez segundos. Caso o limite seja ultrapassado, o atleta que entraria em campo deverá aguardar um minuto ou até que a bola saia novamente.
Nas redes sociais, a MLS comemorou o sucesso da nova regra. Desde a mudança, foram 114 substituições e nenhuma demorou mais do que o tempo estipulado, sem punições às equipes.
A regra da substituição cronometrada, uma inovação desportiva na MLS que obriga os jogadores a saírem do campo dentro de 10 segundos durante uma substituição, foi implementada pela primeira vez na 10ª rodada. Das 114 substituições no fim de semana passado, não houve nenhuma violação oficial desta regra
MLS, em nota
Esta não é a primeira inovação estudada no cenário norte-americano. No ano de 2022, a MLS Next Pro, liga de desenvolvimento, foi escolhida para testar outras regras que visam combater o andamento das partidas.
São elas:
- O atleta deve sair de campo e esperar três minutos para voltar ao jogo, com exceção para pancadas na cabeça, lesões graves ou problemas cardíacos