Um astrofotógrafo acabou capturando algo inesperado na China: uma estranha luz azul emitida durante uma avalanche. Shengyu Li tentava criar um clipe de lapso de tempo de rastros de estrelas no Monte Xiannairi em 27 de outubro, quando um bloco de gelo se soltou e provocou o estranho fenômeno.
Avalanches acontecem com bastante frequência, mas Li capturou algo mais interessante. A animação abaixo, compartilhada no X, mostra um flash azul conforme o gelo e a neve descem:
On Oct. 27, Chinese astrophotographer Shengyu Li captured rare blue flashes during an avalanche on Mount Xiannairi, possibly caused by “triboluminescence”, light generated by friction during ice fragmentation.
Triboluminescence is a phenomenon where light is emitted when… pic.twitter.com/gTyerkvBvs
— Erika (@ExploreCosmos_) November 25, 2024
O que pode ser a luz azul filmada na avalanche
- O astrofotógrafo disse ao Spaceweather.com que nunca encontrou “nenhum caso previamente documentado de tal evento”, o que torna a descoberta mais intrigante;
- Uma hipótese inicial é que a luminescência pode ter sido resultado de “iluminação induzida por fricção durante a fragmentação do gelo”, disse Li;
- Os mecanismos por trás desse efeito ainda não são totalmente compreendidos;
- A chamada Triboluminescência, é a emissão de luz espontânea por força mecânica. Essa força mecânica é tipicamente ativada como resultado de contato friccional (fricção ou arranhão), explica uma revisão sobre o tópico.
- Conforme observado pelo SpaceWeather.com, emissões eletromagnéticas (EME) também estão associadas ao crescimento de rachaduras no gelo e rachaduras sob estresse mecânico.
No entanto, um efeito dramático, como visto nas montanhas, é raro.
Leia mais