sexta-feira, novembro 15, 2024
InícioCiência e tecnologiaMistério de bolhas brancas em praia do Canadá é revelado

Mistério de bolhas brancas em praia do Canadá é revelado

Em setembro, misteriosas bolhas brancas foram encontradas em praias de Newfoundland, no Canadá, e registradas por habitantes locais em um grupo do Facebook. Como reportado pela CBS News em outubro, a agência governamental Environment and Climate Change Canada (ECCC) foi acionada na época e enviou uma equipe para coletar amostras.

Entenda:

  • Bolhas brancas misteriosas foram encontradas em praias do Canadá em setembro;
  • Análises preliminares de uma agência governamental apontaram que a substância podia ter origem vegetal;
  • Estudos conduzidos pela Memorial University of Newfoundland, porém, mostram uma combinação de isopreno sintético e borracha butílica com acetato de polivinila (PVA);
  • O governo segue realizando testes com as bolhas, mas não se pronunciou hipóteses próprias ou de terceiros até o momento.
Bolhas brancas misteriosas surgiram em praias do Canadá. (Imagem: David McGrath/Reprodução/Facebook)

As análises preliminares da ECCC apontaram que as bolhas poderiam ter origem vegetal. Samantha Bayard, porta-voz da agência, afirmou na ocasião que mais testes estavam sendo conduzidos para determinar a extensão, composição e provável fonte da substância. Agora, novas análises encontraram uma mistura de borracha sintética e adesivo industrial.

Bolhas brancas misteriosas do Canadá contém produtos químicos

Cientistas da Memorial University of Newfoundland conduziram seus próprios estudos das bolhas pelas mãos do professor Chris Kozak e seus alunos de pós-graduação. “A primeira coisa que fiz foi cutucar e sentir o cheiro. Era emborrachado, […] suspeitamos que fosse um polímero elastômero. E o cheiro era um pouco como andar pelo corredor de solventes em uma loja de ferragens”, disse Kozak ao The Guardian.

Bolhas misteriosas de praia no Canadá são formadas por produtos químicos. (Imagem: Zackry Stetler/Shutterstock)

As análises conduzidas pelo professor puderam determinar os elementos dos quais as bolhas eram feitas. “Os componentes menores são consistentes com acetato de polivinila (PVA), mas também com borracha de látex sintético. É uma mistura de isopreno sintético e borracha butílica com PVA”, explicou Kozak em entrevista à CBC.

A ECCC e o governo canadense seguem realizando testes com as bolhas misteriosas, mas não se pronunciaram sobre as análises da Memorial University nem revelaram suas próprias hipóteses acerca da origem ou composição da substância até o momento.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui