Conforme noticiado pelo Olhar Digital, os astronautas da missão SpaceX Crew-8 deixaram a Estação Espacial Internacional (ISS) no fim da tarde de quinta-feira (24), por volta das 18h05 (pelo horário de Brasília). Pouco mais de dez horas depois, a nave Endeavour pousou com sucesso no Golfo do México, após 235 dias em órbita – estabelecendo um novo recorde de tempo no espaço para as cápsulas tripuladas Dragon.
Com o auxílio de paraquedas, a espaçonave “mergulhou” no mar da costa de Pensacola, Flórida, às 4h29 desta sexta-feira (25), trazendo de volta para casa Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, da NASA, e o cosmonauta da agência espacial russa (Roscosmos), Alexander Grebenkin.
A equipe de resgate da SpaceX se dirigiu rapidamente ao ponto de pouso para recuperar a cápsula e retirar a tripulação. Após exames médicos preliminares, o quarteto foi levado de helicóptero ao Centro Espacial Kennedy, da NASA.
Antes desta, a missão humana mais longa da SpaceX foi a Crew-2, em 2021, também conduzida pela cápsula Endeavour, que permaneceu quase 200 dias fora da Terra naquela ocasião.
Furacão e atraso na missão seguinte deixaram os astronautas da SpaceX Crew-8 mais tempo em órbita
Originalmente, o desacoplamento seria em 8 de outubro, concluindo uma missão científica de sete meses já estendida a bordo da ISS. No entanto, as condições climáticas desfavoráveis na região do pouso na época, principalmente em razão da passagem do furacão Milton, obrigaram Dominick, Barratt, Epps e Grebenkin a permanecer mais duas semanas no laboratório orbital.
Lançados em 4 de março, no topo de um foguete Falcon 9, Dominick, Barratt, Epps e Grebenkin fizeram parte das expedições 70, 71 e 72 da estação. Durante a permanência, eles contribuíram com diversos experimentos científicos. Dois deles quase participaram de caminhadas espaciais, que foram canceladas devido a problemas nos trajes.
A Crew-8 teve sua duração estendida em um mês devido ao adiamento do lançamento da missão seguinte (Crew-9, que chegou à estação em 29 de setembro). Barratt, em sua terceira viagem ao espaço, acumula agora 447 dias fora da Terra. Já Dominick, Epps e Grebenkin eram estreantes em voos espaciais.
Este foi o oitavo voo de astronautas realizado pela SpaceX sob contrato com a NASA, a 13ª missão tripulada da SpaceX e a quinta viagem da cápsula Dragon Endeavour, que já ultrapassou 160 milhões de km em 3.776 voltas em torno da Terra.