terça-feira, novembro 26, 2024
InícioCiência e tecnologiaMissão secreta lançada pelos EUA pode ter colocado satélite espião no espaço

Missão secreta lançada pelos EUA pode ter colocado satélite espião no espaço

Na manhã do dia 21 de março, a Rocket Lab lançou sua 46ª missão orbital. O voo foi realizado para levar cargas misteriosas do National Reconnaissance Office (NRO), dos Estados Unidos. O escritório é que comanda e controla os satélites espiões do país, sendo a quinta vez que ele utiliza os serviços da empresa espacial privada.

  • A missão do NRO é chamada de NROL-123, ou “Live and Let Fly”;
  • O lançamento ocorreu às 4h25 do horário de Brasília, a bordo de um foguete Electron da Rocket Lab;
  • A decolagem aconteceu a partir do Complexo de Lançamento 2 (LC-2) da empresa no Wallops Flight Facility da NASA, na Virgínia;

O foguete Electron possui 18 metros de altura, sendo composto por dois estágios e podendo levar pequenos satélites para a órbita terrestre. Nesse lançamento da NROL-123 foram lançadas três missões de pesquisa, de acordo com a Rocket Lab em webcast de lançamento.

Foguete Electron (Crédito: Rocket Lab/Divulgação)

Lançamento de missões secretas

Devido a NRO trabalhar com satélites espiões, o escritório geralmente é discreto sobre a natureza de seus lançamentos. Dessa forma, não existem informações quanto ao que o foguete levou para o espaço.

Segundo a Space.com, o que se sabe sobre as missões é que para serem lançadas o NRO concedeu o trabalho a Rocket Lab a partir de um contrato de aquisição rápida de um pequeno foguete (RASR). Dessa forma, o escritório consegue fazer lançamentos de satélite de uma forma comercial mais simples.

Satélite (Crédito: aappp/ shutterstock)
Satélite (Crédito: aappp/ shutterstock)

As cargas que o Electron levava estavam programadas para serem posicionadas em órbita cerca de uma hora após o lançamento, no entanto, mais informações sobre isso não foram divulgadas. Inclusive, cerca de 11 minutos após a decolagem do foguete, o webcast de lançamento foi encerrado, muito provavelmente a pedido da NRO para garantir a descrição das missões.

A missão “Live and Let Fly”, foi a quinta vez que a NRO usou os serviços de lançamento da Rocket Lab. As outras missões decolaram a partir do Complexo de Lançamento 1 (LC-1) da empresa, na Ilha Norte da Nova Zelândia.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui