A missão Crew-9 foi lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX. Conforme o programado, o lançamento aconteceu no Complexo de Lançamento Espacial-40 da Nasa, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), às 14h17 (horário de Brasília), e levará de volta para casa os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na Estação Espacial Internacional 100 dias a mais que o esperado.
Os dois astronautas da NASA viajaram em junho a bordo da Starliner e deveriam ficar apenas oito dias no espaço. Porém, problemas na espaçonave da Boeing (que retornou sem tripulantes) mudaram o cronograma. Agora, o retorno deve acontecer apenas em fevereiro de 2025.
Após um lançamento tranquilo, a missão atingiu a órbita com sucesso. “Foi uma viagem maravilhosa”, disse o comandante da Crew-9, Nick Hague, pelo rádio ao controle de lançamento da SpaceX.
A chegada à Estação Espacial Internacional está programada para domingo (29) às 18h30 (horário de Brasília) após uma viagem de 28 horas.
Foguete Falcon 1 da Crew-9 pousou com segurança
A SpaceX relatou boa separação de estágios do foguete Falcon 9, com o primeiro retornando à Terra enquanto o segundo segue em direção à órbita. Segundo informações do Space, o primeiro estágio do foguete pousou com sucesso na Zona de Pouso 1 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral.
Em desenvolvimento…
A missão Crew-9
- A missão Crew-9 foi planejada para levar quatro tripulantes na cápsula Crew Dragon à ISS;
- Ela foi ajustada para resgatar dois astronautas da Starliner — e levou apenas o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov.
- Os assentos das astronautas norte-americanas Zena Cardman e Stephanie Wilson, que participariam da missão, serão ocupados daqui a cinco meses, po Williams e Wilmore, no retorno da missão;
- Até lá, Hague e Gorbunov vão conduzir pesquisas em órbita e caminhadas espaciais, seguindo a rotina da ISS. Os astronautas da Crew-9 substituirão a equipe da Crew-8, que está na ISS desde março;
A missão estava programada para decolar em 18 de agosto, mas foi por conta do avanço da tempestade tropical Helene. A NASA transmite o lançamento ao vivo.