Na segunda-feira 14, o foguete Falcon Heavy, da SpaceX, vai decolar rumo à Europa, uma lua de Júpiter. Encabeçada pela Nasa, a missão avaliará se o local é habitável.
A nave espacial da missão será a terceira a chegar ao astro. Sem tripulantes humanos, ela usará um conjunto de sensores para investigar a crosta de gelo e o oceano que se formou abaixo do corpo celeste.
De acordo com a Nasa, a procura é por “impressões digitais de compostos orgânicos que formam os blocos de construção da vida”. Serão feitas coletas de amostras de quaisquer gases ejetados da lua para obter evidências de habitabilidade.
“A espaçonave estudará os gases e os grãos que saem de Europa”, explicou Morgan Cable, biólogo da Nasa que deve analisar os dados da lua de Júpiter na Terra. “É importante para nós pintar um quadro de como é esse oceano alienígena — o tipo de química ou mesmo bioquímica que pode estar acontecendo lá.”
O tamanho da espaçonave que vai à lua de Júpiter
A Europa Clipper tem cerca de 30 metros de comprimento — aproximadamente o mesmo que uma quadra de basquete. O equipamento possui 24 motores movidos a energia solar. Ele deve chegar ao destino em 2030, por lá fará 50 sobrevoos na órbita do astro que está na órbita de Júpiter.