O ministro da Saúde de Israel, Uriel Busso, precisou ser retirado às pressas de seu escritório depois de receber um envelope com pó dentro. A cena ocorreu nesta segunda-feira, 10. Os seguranças do político usaram um recipiente especial para retirar o envelope, que poderia conter substâncias perigosas.
O Instituto de Pesquisa Biológica de Israel vai analisar o conteúdo do envelope. Um paramédico do Parlamento examinou Uriel Busso e garantiu que o ministro “não apresentou sintomas de doença ou efeitos adversos do pó”. O escritório do Ministério da Saúde permanecerá fechado até o fim da investigação.
Políticos de Israel já receberam materiais suspeitos em outras ocasiões
Essa não foi a primeira vez que um objeto suspeito instigou a segurança do Parlamento de Israel. Em 2023, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu recebeu um envelope manchado com uma “substância oleosa”.
Segundo o jornal Jerusalem Post, o temor era de que o envelope pudesse conter materiais potencialmente perigosos e que apresentasse risco de contaminação. Os políciais israelenses liberaram o pacote depois de realizar exames.
Em abril deste ano, pessoas não identificadas enviaram outro envelope suspeito. Desta vez, para a Embaixada de Israel em Lisboa.
Na ocasião, uma equipe de inativação de explosivos analisou o conteúdo. De acordo com a agência de notícias Lusa, os agentes não encontraram explosivos no local.