segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioPolíticaMinistro da Educação diz esperar aprovação do Novo Ensino Médio ainda no...

Ministro da Educação diz esperar aprovação do Novo Ensino Médio ainda no primeiro semestre de 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta quarta-feira (28) que espera a aprovação do projeto do Novo Ensino Médio no Congresso até o primeiro semestre deste ano. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

“Para que a gente possa implementar a mudança do Ensino Médio para 2025, [o projeto] precisa ser aprovado até este semestre. Precisa ter o tempo para que as redes se preparem para a mudança. É fundamental a aprovação ainda neste semestre na Câmara e no Senado”, disse o ministro durante evento de lançamento da nova composição da Frente Parlamentar Mista da Educação.

Novo presidente da Frente, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) declarou que espera a aprovação da proposta até março na Câmara. Segundo ele, as negociações estão em andamento e o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), está envolvido.

“Tem que votar urgente. Há um compromisso da Câmara com o MEC de votar ainda no mês março, mas há uma resistência ainda grande em relação a que texto será votado [….] Acho que os dois lados estão dispostos a conversar”, afirmou o deputado.

O projeto do Novo Ensino Médio é relatado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que era o ministro da Educação durante o governo de Michel Temer (MDB), quando foi elaborada a remodelação do Ensino Médio. No ano passado, o relator apresentou uma nova versão do projeto enviado pelo governo Lula sobre o Ensino Médio, mas não houve acordo para a votação do texto.

Em seu relatório, Mendonça Filho elevou as horas aulas obrigatórias na comparação com a regra atual, mas reduziu em relação à sugestão do Ministério da Educação enviada ao Congresso em outubro do ano passado.

A intenção do governo, segundo Camilo Santana, é intensificar as negociações com os congressistas para a proposta avançar.

Ele também afirmou que o Executivo deve enviar até abril o Plano Nacional de Educação (PNE), que contempla as metas para o setor pelos próximos dez anos. A expectativa do ministro é que o plano seja aprovado pelo Congresso até o final de 2024.

“O Plano Nacional de Educação deverá ser encaminhado até abril pelo presidente da República para que o Congresso consiga avançar e aprovar esse ano”, declarou.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui