O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) informou, nesta terça-feira, 16, que irá destinar R$ 13.422.870,49 para a execução de ações da Defesa Civi contra incêndios na região do Pantanal, no Estado do Mato Grosso do Sul. As informações foram relatadas pelo portal R7.
A medida foi autorizada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do MMA e publicada em portaria no Diário Oficial da União. Segundo o MMA a iniciativa é importante para a preservação ambiental e segurança dos moradores locais.
Recursos direcionados a ações de prevenção e combate
Os recursos deverão ser destinados a operações de prevenção, controle e combate aos incêndios. O objetivo, segundo o órgão, é o de minimizar os danos ambientais e proteger a biodiversidade da região.
Com o aumento dos focos de incêndio, autoridades e moradores têm ficado preocupados. A expectativa deles é de que a medida traga resultados positivos.
O repasse de cerca de R$ 13 milhões é uma tentativa do governo de enfrentar questões ambientais em diversas regiões. A aplicação dos recursos visa a contribuir para a redução significativa dos incêndios florestais no Estado do Centro-Oeste brasileiro.
De acordo com o portal, caberá ao Estado apresentar uma prestação de contas no prazo ao término das ações. A utilização dos recursos transferidos também está vinculada à execução das tarefas especificadas na portaria.
Até o dia 9 de julho, 594 mil hectares foram queimados no Pantanal sul-mato-grossense, desde o início de 2024. Tal número corresponde a 6% do total de 9 milhões de hectares da região pantaneira sul-mato-grossense. A quantidade atual chega a 159% em relação ao mesmo período de 2020.
Em 2020 foram queimados 229,4 mil hectares. Até então, aquela havia sido a pior temporada de incêndios, de acordo com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que forneceu os números.