O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou duas portarias no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 17, em que autoriza o uso da Força Nacional nos Estados de Mato Grosso do Sul e Amazonas.
As equipesvão apoiar a Polícia Federal em Mato Grosso do Sul e reforçar o combate ao crime organizado, ao narcotráfico e a crimes ambientais no Amazonas. A atuação vai durar 90 dias.
Criada em 2004, a Força Nacional é composta de policiais militares, civis, bombeiros e peritos cedidos temporariamente pelos Estados e pelo Distrito Federal. Sua atuação nos Estados é dirigida por gestores locais.
A Portaria nº 726 estabelece que o número de homens será definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Detalhes das ações da Força Nacional
Em Mato Grosso do Sul, as tropas vão apoiar operações na fronteira e em aldeias indígenas na região do Cone Sul, que inclui sete municípios: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo e Naviraí. A área é estratégica por ser uma porta de entrada para turistas do Sul, Paraguai, Argentina e Uruguai.
No Amazonas, as ações ocorrerão na calha dos rios Negro e Solimões, nos municípios de Barcelos e Coari. Essas calhas são partes das bacias hidrográficas, com um rio principal e seus afluentes. A Bacia do Amazonas é o maior sistema fluvial do mundo.
O objetivo é combater o crime organizado, o narcotráfico e crimes ambientais.