quarta-feira, julho 3, 2024
InícioGeralMinistério da Justiça determina remoção de anúncios sobre o RS

Ministério da Justiça determina remoção de anúncios sobre o RS

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou nesta segunda-feira, 17, que o Facebook remova anúncios com indícios de conteúdo ilícito no Rio Grande do Sul. Publicada no Diário Oficial da União, a decisão visa a combater golpes e fraudes contra consumidores em meio à atual calamidade no Estado.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) deu um prazo de cinco dias para a remoção dos anúncios. Caso a medida não seja cumprida, haverá uma multa diária de R$ 150 mil.

Além disso, o diretor da Senacon, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, ordenou ao Facebook que preserve dados e registros relacionados.

Medidas e penalidades impostas pela Senacon

A Senacon também exigiu um relatório de transparência sobre as ações tomadas, os procedimentos de análise dos anúncios e as penalidades aplicadas a usuários infratores.

“Anúncios com indícios de conteúdo ilícito, com propósito de golpes e fraudes aos consumidores, no contexto da calamidade”, declarou o diretor.

Relembre o caso

No ano passado, a Senacon já havia solicitado ao Google e ao Facebook que retirassem anúncios falsos relacionados ao programa Desenrola, voltado para a renegociação de dívidas.

À época, a secretaria identificou publicações com “indícios de desinformação e de veiculação de publicidade indevida nas plataformas digitais de conteúdos com propósito de fraude bancária ou financeira”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui