sábado, novembro 23, 2024
InícioInternacionalMilei anuncia Luis Petri como ministro da Defesa da Argentina

Milei anuncia Luis Petri como ministro da Defesa da Argentina

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, confirmou nesta segunda-feira, 4, o advogado Luis Petri como o futuro ministro da Defesa. Ele foi candidato a vice-presidente pela chapa Juntos pela Mudança — encabeçada por Patricia Bullrich, que também estará no novo governo como ministra da Segurança.

Petri e Bullrich ficaram em terceiro lugar na disputa presidencial, com cerca de 24% dos votos. Ambos apoiaram Milei no segundo turno, que aconteceu em 19 de novembro.

+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste

Em comunicado publicado nesta segunda-feira, o gabinete do presidente eleito disse que a chapa de Bullrich foi integrada ao novo governo. “Dessa maneira, a fórmula completa do Juntos pela Mudança foi integrada no governo A Liberdade Avança.”

patricia bullrich - eleição na argentina - urgência de união contra o peronismopatricia bullrich - eleição na argentina - urgência de união contra o peronismo
A então candidata da centro-direita à presidência da Argentina, Patricia Bullrich, durante debate eleitoral | Foto: Reprodução/Instagram/@patobullrich

De acordo com o site infobae, Petri é uma indicação do ex-presidente Mauricio Macri, líder do grupo político de Bullrich. A presença de ambos no governo representa uma perda de influência da vice-presidente eleita, Victoria Villaruel. Durante a campanha eleitoral, Milei havia afirmado que as indicações para os ministérios da Defesa e Segurança ficariam a cargo de Victoria.

Quem é Luis Petri, o futuro ministro de Defesa da Argentina

Luis Alfonso Petri tem 46 anos e nasceu em San Martin, na Província de Mendoza. Em 2000, formou-se como advogado pela Universidade Nacional do Litoral. Aos 22 anos, foi vice-presidente da Juventude Radical, ala jovem do partido em que é filiado, União Cívica Radical.

Em 2006, Petri foi eleito deputado provincial e ficou no cargo até 2013, ano em que disputou e foi eleito nas eleições legislativas para o cargo de deputado nacional pela Província de Mendoza — função equivalente a de um deputado federal no Brasil.

Neste ano, Petri disputou as primárias a governador de Mendoza e, em seguida, foi indicado candidato a vice-presidente pela chapa sob comando de Patricia Bullrich.

Leia também o artigo de Theodore Dalrymple — “Milei e o Fantasma de Perón” — publicado na edição 193 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui