Os tempos de fazer login em uma conta da Microsoft precisando digitar a senha toda vez vão chegar ao fim. A empresa anunciou que vai lançar o suporte de “passkey” para todos os dispositivos onde se acessa uma conta Microsoft. As informações são do The Verge.
Os passkeys já estavam habilitados no Windows 11 desde o ano passado, mas os usuários vão passar a também usar este modo de chave de acesso no iOS, no Android e em outros sistemas Windows.
A novidade vai facilitar e deixar mais prático o acesso dos usuários em suas contas da Microsoft. Será possível criar uma passkey através de autenticação facial, impressão digital, PIN ou uma chave de segurança para usar um dispositivo para fazer login com uma chave de acesso. Para criar a passkey, basta acessar este link.
“Hoje, você pode usar uma chave de acesso para entrar em aplicativos e sites da Microsoft, incluindo Microsoft 365 e Copilot em navegadores de desktop e móveis”, explica Vasu Jakkal, vice-presidente corporativo de segurança, conformidade e identidade da Microsoft.
“O suporte para login em versões móveis de aplicativos da Microsoft usando sua chave de acesso será lançado nas próximas semanas”, completou.
O anúncio é mais um passo importante dado pela empresa rumo a um futuro onde as senhas convencionais serão completamente dispensadas pelos usuários para realizar login nas contas.
A primeira vez que este tipo de autenticação foi permitido pela Microsoft foi em 2015. A autenticação Windows Hello, presente no Windows 10, permitia o login no PC com o rosto, a impressão digital ou por meio de um PIN.
Uso de passkeys como autenticação tem sido uma tendência
- A indústria das empresas de tecnologia ou redes sociais tem olhado para o uso de passkeys como o novo normal, e elas são hoje já usadas por Google, Microsoft e Apple.
- Mais de 400 milhões de contas do Google já adotam uma passkey em seu método de login.
- Número que comprova como esta ferramenta já é uma alternativa muito popular que elimina a necessidade de usar uma senha para fazer login em qualquer lugar.