No final do mês, o Xbox perderá o chefe de marketing Jerret Oesteque irá trabalhar na Roblox como CMO e como chefe do departamento responsável pela expansão do mercado da plataforma. A confirmação veio do CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, que falou sobre o assunto em mensagem interna à empresa.
West é um nome histórico do Xbox: no início dos anos 2000 passou oito anos na empresa, saindo em 2011, quando ingressou na Netflix. Ele voltou ao Xbox em 2019 para liderar o marketing do Xbox Series. Sua equipe é responsável pela comercialização dos jogos, hardware e Xbox Game Pass. Com o seu lançamento, a Microsoft decidiu reorganizar as cartasampliando as funções da equipe de Kirsten Ward, vice-presidente de marketing integrado do Xbox.
Além disso, a casa de Redmond quer aproximar o marketing do negócio que tem de lidar, por isso os jogos serão geridos internamente pela divisão dirigida por Matt Espólioque trata de jogos e conteúdos. O marketing do Xbox, liderado por Chris Leese reportará diretamente à presidente Sara Bond.
A saída de West da empresa é a segunda grande neste ano, depois da de Kareem Choudhry, chefe de tecnologias emergentes do Xbox, em abril, o que levou a uma centralização das funções de seu departamento semelhante à que ocorreu com o marketing.
Afinal, há vários meses que ocorrem grandes mudanças dentro da Microsoft, tendo todo o grupo de gestão sido revolucionado há alguns meses, quando Bond foi nomeado presidente da Xbox e Booty foi colocado no comando da referida divisão que trata dos jogos e conteúdo e cujas funções incluem a supervisão de todos os Xbox Game Studios, incluindo os da Bethesda e ZeniMax.