A Microsoft anunciou sua intenção de lançar um aplicativo Xbox reformulado no Android em novembro, permitindo que você compre e jogue remotamente jogos do Xbox pelo seu smartphone. Chegamos ao fim de novembro, e o novo aplicativo ainda não chegou, então o que acontece?
A presidente do Xbox, Sarah Bond, anunciou em um tópico no Céu Azul e X que a Microsoft não pode lançar esses recursos após uma “suspensão administrativa temporária”:
Devido a uma suspensão administrativa temporária concedida recentemente pelos tribunais, atualmente não podemos lançar esses recursos conforme planejado. Nossa equipe construiu a funcionalidade e está pronta para entrar no ar assim que o tribunal tomar uma decisão final.
Bond não culpou explicitamente o Google, mas um tribunal dos EUA recentemente concedeu o pedido do Google para uma suspensão temporária depois que um tribunal decidiu que a Play Store precisa ser aberta. A decisão original pedia que uma variedade de mudanças fossem implementadas a partir de 1º de novembro. Essas mudanças incluíam permitir que outras lojas de aplicativos fossem lançadas na Play Store e permitir que os desenvolvedores usassem sistemas de cobrança alternativos.
Pelo que vale a pena, a Microsoft oferece um recurso Xbox Cloud Gaming baseado em assinatura, permitindo que os usuários joguem remotamente o Game Pass e títulos próprios. No entanto, os termos do Google observam que os aplicativos com serviços de assinatura exigem cobrança da Play Store. De qualquer forma, o aplicativo Xbox Cloud Gaming está disponível apenas na Galaxy Store por enquanto.