A Microsoft formou uma parceria com a startup francesa Mistral AI. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) e a Microsoft irá usar os modelos de inteligência artificial da Mistra por meio de sua plataforma de computação em nuvem, a Azure.
O acordo sinaliza os esforços da Microsoft para oferecer uma variedade de modelos de inteligência artificial, ao mesmo tempo que busca atrair mais clientes para seus serviços em nuvem – a Azure.
Como parte do acordo, a Microsoft adquirirá uma participação minoritária na Mistral, segundo informou startup à Reuters, sem divulgar mais detalhes.
A Microsoft confirmou seu investimento na Mistral, mas disse que não possui participação acionária na empresa. A gigante de tecnologia está sob a mira de órgãos reguladores na Europa e nos Estados Unidos por seu financiamento exacerbado na OpenAI.
A startup sediada em Paris trabalha com código aberto e grandes modelos de linguagem (LLM) proprietários, semelhante ao modelo que a OpenAI foi pioneira com o ChatGPT, que compreende e gera texto de maneira semelhante à humana.
A Mistral também tem trabalhado com a Amazon e o Google para distribuir seus modelos. A empresa planeja disponibilizar o Mistral Large em outras plataformas em nuvem nos próximos meses, segundo informou um porta-voz.
Compartilhe: