quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioCiência e tecnologiaMicrosoft estaria fazendo você usar o Bing pensando ser o Google

Microsoft estaria fazendo você usar o Bing pensando ser o Google

A Microsoft estaria adotando uma tática astuta para promover seu mecanismo de busca, o Bing, criando uma experiência de pesquisa que imita a do Google.

Quando um usuário pesquisa por “Google” no Bing sem estar logado em uma conta Microsoft, ele é direcionado a uma página de resultados que se parece muito com a interface da gigante das buscas, como notado pelo Windows Latest.

A página inclui uma barra de pesquisa semelhante à do Google, uma imagem parecida com um Doodle e um pequeno texto abaixo da barra de pesquisa. Para reforçar a semelhança, a Microsoft pode rolar automaticamente a página para baixo, ocultando o logotipo do Bing e tornando o visual ainda mais familiar.

O resultado de pesquisa do Google no Bing, que sem o logotipo do buscador da Microsoft no topo, pode enganar algum usuário – Imagem: Reprodução

Estratégia visa quem tem o Bing como buscador padrão

Essa estratégia parece ser especialmente voltada para novos usuários de PCs com o Microsoft Edge, onde o Bing é o mecanismo de busca padrão. A ideia é fazer com que as pessoas continuem usando o Bing sem perceber que estão sendo direcionadas para ele, ao invés de acessar diretamente o Google.

Página inicial do Microsoft Bing em celular Android
Estratégia parece ser especialmente voltada para novos usuários de PCs com o Microsoft Edge, onde o Bing é o mecanismo de busca padrão (Imagem: mundissima/Shutterstock)

Executiva do Google critica a Microsoft

  • A chefe do Chrome do Google, Parisa Tabriz, criticou a estratégia, em post no X (ex-Twitter);
  • Trabiz alega que esta nova tática é mais uma tentativa da Microsoft de enganar os usuários e limitar suas opções;
  • Ela chegou a dizer que “imitação é a forma mais sincera de bajulação“, já que a interface mostrada é realmente idêntica a que o Google possui;
  • A Microsoft ainda não comentou oficialmente sobre o assunto.

Embora o Google também incentive o uso do Chrome sobre o Microsoft Edge, suas táticas são mais sutis, enquanto a Microsoft tem adotado abordagens mais invasivas e agressivas no nível do sistema operacional, como modificações em sites e pop-ups, para promover seus próprios produtos.

O que diz a Microsoft

O Olhar Digital entrou em contato com a Microsoft sobre o assunto e aguarda resposta.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui