Apesar do ritmo mais lento, as demissões nas big techs continuam acontecendo em 2024. O site especializado nesse tipo de cobertura, o Layoffs.fyi, informa que, até agora, as grandes empresas de tecnologia já desligaram mais de 130 mil funcionários neste ano. Um número bem menor que os 264 mil de 2023, mas ainda assim uma quantidade expressiva.
O mais recente layoff foi registrado nesta semana. A Microsoft acaba de demitir 650 pessoas dentro do segmento de Gaming da empresa. A informação é do The Verge, que teve acesso a um memorando interno divulgado nesta quinta-feira (12) pelo chefão do Xbox, Phil Spencer.
Leia mais
De acordo com o executivo, a ação faz “parte do alinhamento da estrutura da nossa equipe pós-aquisição e do gerenciamento do nosso negócio”. A aquisição citada é a da Activision Blizzard, em outubro do ano passado. Trata-se do maior acordo da história dos games – e que custou quase US$ 70 bilhões à empresa de Bill Gates.
Num primeiro momento, a Microsoft havia demitido 1900 funcionários da empresa adquirida – isso em janeiro deste ano. Agora, com essa nova leva, o Xbox já cortou mais de 2.500 empregos desde que concluiu a aquisição da desenvolvedora de jogos.
Projetos – e estúdios – continuam intactos
- Spencer agradece no e-mail pelos serviços prestados e diz que essa é uma notícia difícil de se dar.
- Ele deixa claro ainda que “nenhum jogo, dispositivo ou experiência está sendo cancelado”.
- E que nenhum estúdio está sendo fechado como resultado das mais recentes demissões.
- Essa frase tranquiliza um pouco o mercado.
- Isso porque a Microsoft já fechou 4 estúdios recentemente, entre eles o Arkane Austin (que fez Redfall), Tango Gameworks (de Hi-Fi Rush) e Alpha Dog (de Mighty Doom).
- Sobre os funcionários demitidos, Phil Spencer escreveu que todos eles estão recebendo suporte da empresa.
- Suporte que inclui indenização, assistência médica estendida e serviços de recolocação profissional.
Vale lembrar que todos esses desligamentos fazem parte apenas do setor de Gaming da Microsoft. A empresa também promoveu recentemente demissões em massa em outras áreas. Ao todo, foram mais de 10 mil vagas a menos de 2023 para cá. Você pode ler mais sobre o assunto neste outro texto do Olhar Digital.
As informações são do The Verge.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.