quarta-feira, maio 14, 2025
InícioEconomiaMicrosoft anuncia demissão de cerca de 6 mil funcionários

Microsoft anuncia demissão de cerca de 6 mil funcionários

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira, 13, a demissão de aproximadamente 3% de seus funcionários. Embora a empresa não tenha divulgado o número exato de vagas eliminadas, estima-se que cerca de 6 mil pessoas serão afetadas no maior corte em massa da big tech em mais de dois anos.

Em junho do ano passado, a Microsoft contava com 228 mil funcionários em tempo integral, conforme seu último relatório anual. Cerca de 55% desses trabalhadores operavam nos Estados Unidos, e os demais espalhavam-se pelo mundo.

Sediada em Redmond, no Estado de Washington, a empresa informou que os cortes ocorrerão em todos os níveis hierárquicos e em diversas regiões geográficas, com foco na redução de cargos gerenciais.

O corte atual, de 3%, é o maior desde o começo de 2023, quando a empresa eliminou 10 mil empregos, quase 5% de sua força de trabalho, em consonância com a tendência de outras gigantes da tecnologia que reduziram suas expansões da era da pandemia.

Os cortes ocorrem semanas depois de a Microsoft reportar vendas e lucros robustos no trimestre de janeiro a março e superar as expectativas de Wall Street. Os resultados foram vistos como um alívio em meio a um período turbulento para o setor de tecnologia e a economia norte-americana.

Durante uma teleconferência de resultados em abril, a diretora financeira da Microsoft, Amy Hood, destacou que a empresa está focada em “construir equipes de alto desempenho e aumentar a agilidade, reduzindo camadas hierárquicas com menos gerentes”.

Inteligência artificial pode estar por trás das demissões da Microsoft

Ela também mencionou que o número de funcionários em março era 2% maior do que no mesmo período do ano anterior, mas ligeiramente inferior ao final de 2024. As demissões devem impactar todas as divisões da Microsoft, como a rede social profissional LinkedIn e a divisão de videogames Xbox.

A Microsoft não especificou um motivo claro para os cortes e afirmou apenas que eles fazem parte de “mudanças organizacionais necessárias para posicionar a empresa de forma competitiva em um mercado dinâmico”.

vasa-1 microsoft - inteligência artificial - vida em fotos
Exemplo do VASA-1, ferramenta de inteligência artificial que insere movimentos em imagens estáticas | Foto: Divulgação/Microsoft

A empresa informou que, no ano fiscal que termina em junho, vai investir US$ 80 bilhões na construção de data centers e outras infraestruturas necessárias para o desenvolvimento de sua tecnologia de inteligência artificial (IA), ferramentas apresentadas como transformadoras para o ambiente de trabalho.

Em um evento sobre IA na sede da Meta no último mês, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, revelou ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que “cerca de 20% a 30% do código” de alguns projetos de programação da Microsoft “provavelmente já são escritos por software”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui