domingo, novembro 24, 2024
InícioCiência e tecnologiaMicrometeorito encontrado na Itália contém itens "incomuns"

Micrometeorito encontrado na Itália contém itens “incomuns”

Um colecionador de minerais fez uma descoberta surpreendente na Calábria (Itália). Francesco Badolato encontrou um micrometeorito com uma combinação incomum de alumínio e cobre, além de material considerado “proibido” de existir no Universo: um quasicristal. Este é o terceiro objeto deste tipo a ser descoberto e está guardado no Museu de Ciências da Terra da Universidade de Bari (Itália).

A descoberta foi feita no topo do Monte Gariglione e despertou o interesse da Universidade de Bari, que conduziu estudos em colaboração com a Universidade de Florença (Itália). A equipe de pesquisadores ficou maravilhada com a simetria “proibida” no arranjo dos átomos do micrometeorito, que é diferente de um cristal comum, informou o Astrospace.

Os quasicristais são materiais especiais em que os átomos estão dispostos de forma única e nunca se repetem da mesma maneira como nos cristais convencionais. Embora tenham sido descobertos na década de 1980 e sejam estudados desde então, ainda são considerados misteriosos e possuem aplicações industriais.

Superfície polida do micrometeorito; nela, vemos imagens feitas por raio-x do cobre com o ferro, além do mapeamento de rádio do alumínio e magnésio (Imagem: Reprodução/Agrosì et al./Communications Earth & Environment)

Questões sobre a formação dos materiais “proibidos”

  • A descoberta deste novo micrometeorito na Itália levanta questões importantes sobre a formação desses materiais “proibidos” e implica maior compreensão da origem do Sistema Solar;
  • Sua descoberta distante da última encontrada na Rússia aumenta o mistério sobre como esses materiais se formam e como eles podem ser encontrados em diferentes partes do mundo;
  • Além de sua combinação rara de cobre e alumínio, o micrometeorito encontrado na Calábria é extremamente especial devido à presença de um quasicristal. A presença desse material considerado “proibido” é um achado significativo e desperta o interesse da comunidade científica.

A descoberta do micrometeorito foi publicada na Communications Earth & Environment, destacando sua importância para a pesquisa e estudos sobre a formação do Universo e dos minerais. Essa descoberta realizada por cientista amador é mais uma prova de que grandes contribuições podem vir de diversos campos e reforça a importância da colaboração entre pesquisadores amadores e profissionais.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui