O empreendedorismo está em constante crescimento no Piauí com uso de tecnologias, tendências e investimentos. Diante disso, a Agência de Fomento do Piauí (Badespi) oferece uma série de vantagens para microempreendedores individuais (MEI), que podem solicitar crédito de até R$ 21 mil com condições vantajosas. A Badespi se destaca por oferecer uma das menores taxas de juros do Brasil, com 1,19% ao mês, permitindo que pequenos empresários fortaleçam seus negócios sem sobrecarregar suas finanças.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Piauí saltou de 87.933 para 114.065, entre 2020 e 2022, um crescimento de 30%. Ampliando para totalidade de Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, juntos contabilizam mais de 203 mil no estado.
Segundo o presidente da Badespi, Feliphe Araújo, esse tipo de crédito é fundamental para fomentar o crescimento econômico e o desenvolvimento social no estado. “Estamos comprometidos em oferecer suporte para que os microempreendedores possam crescer e gerar mais empregos. A nossa missão é fortalecer o empreendedorismo local, facilitando o acesso ao crédito com taxas competitivas e prazos acessíveis”, destaca.
Os prazos de amortização variam conforme o tipo de crédito. Para Capital de Giro, o prazo pode chegar até 24 meses, com uma carência de até 3 meses. Já para investimentos fixos e mistos, o prazo é de até 36 meses, com carência de até 6 meses. Essas condições são especialmente atraentes para quem precisa de tempo para estruturar o retorno sobre o investimento antes de começar a pagar as parcelas.
A empreendedora de Parnaíba, Nayara Fernandes, proprietária de uma açaiteria, informa como o crédito da Badespi foi crucial para seu negócio. “Esse crédito foi muito importante para a expansão do meu negócio. Eu estou dialogando e pretendo fazer parcerias com restaurantes para crescer a distribuição do açaí. A Badespi está me ajudando muito nesse processo. Com a carência e os prazos que a Agência de Fomento oferece, tive tempo para organizar tudo e já estou colhendo os frutos desse investimento”, afirmou.