sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaMeteoro Lambda Leonids é flagrado sobrevoando RS; assista

Meteoro Lambda Leonids é flagrado sobrevoando RS; assista

Nesta quarta-feira (6), o meteoro Lambda Leonids foi flagrado sobrevoando quase todos os 256 km de extensão da Lagoa dos Patos, localizada no Estado do Rio Grande do Sul.

Três câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung foram as responsáveis por captar a passagem do meteoro, que levou apenas 4,13 segundos para percorrer o perímetro, segundo o Observatório.

Meteoro Lambda Leonids passa pelo RS

  • Segundo o Heller & Jung, o meteoro passou pela Lagoa dos Patos às 22h17;
  • Ele ingressou na atmosfera terrestre a altitude de 91 km e foi extinto a 77,6 km sobre a lagoa;
  • O objeto atingiu magnitude de −2,7.
Imagem: Observatório Heller & Jung

Confira, a seguir, o vídeo completo do Lambda Leonids sobrevoando a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul:

Objetos interestelares poderiam ser visitados por espaçonaves?

Eventualmente objetos interestelares são pegos passando pelo Sistema Solar. Dois deles já foram detectados até agora, mas ambos foram vistos apenas de longe. Apesar dos avanços dos sistemas de vigilância que permitirão que mais desses objetos sejam detectados, ainda não existe muito sendo feito para ir ao encontro desses visitantes. No entanto, agora um novo estudo apresentou uma proposta de missão.

A pesquisa foi publicada recentemente na revista Planetary and Space Science e nela os pesquisadores sugerem não só a melhor forma da missão ser lançada, como a praticidade de chegar próximo a esses objetos interestelares e quais os instrumentos mais adequados para o trabalho.

Missão de visita a objetos interestelares

Às vezes a força gravitacional dos planetas do Sistema Solar Externo lança cometas e asteroides para fora dos limites da influência do nosso Sol. Se isso acontece aqui, provavelmente ocorre com objetos em torno de outras estrelas também, assim a galáxia deve estar cheia desses objetos gelados viajando em alta velocidade. Conhecemos dois desses objetos que passaram perto de nós, o Oumuamua e Borisov.

Leia a matéria completa aqui

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui