A Meta anunciou que vai desativar o CrowdTangle, ferramenta de monitoramento de redes sociais que permite que jornalistas, pesquisadores e usuários detectem notícias falsas.
A decisão é vista como risco capaz de desencadear desinformação nas plataformas da big tech, algo perigoso principalmente em ano eleitoral nos Estados Unidos e outros países.
O CrowdTangle é descrito como “uma ferramenta de insights do Facebook que ajuda veículos, jornalistas, pesquisadores, fact-checkers (checadores de fatos, em tradução literal) e mais acompanhar, analisar e reportar o que está acontecendo nas redes sociais”.
Segundo o TechXplore, a ferramenta tem sido essencial para fornecer transparência em tempo real sobre informações falsas em plataformas da própria Meta, incluindo Facebook e Instagram. Em eleições anteriores, o programa já ajudou a alertar para interferências nas votações ou, por exemplo, identificar posts com horários de votação falsos.
A aposentadoria estaria associada a uma tendência de empresas de tecnologia de reduzir a transparência e as medidas de segurança, algo que pode ajudar na promoção de desinformação, principalmente em anos eleitorais.
O CrowdTangle fica no ar somente até 14 de agosto, menos de três meses antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos.
Substituto
Para Melanie Smith, diretora de investigação do Instituto para o Diálogo Estratégico, à AFP, “cortar o acesso ao CrowdTangle limitará severamente a supervisão independente dos danos” e “representa grave retrocesso na transparência das plataformas de mídias sociais”.
A Meta estaria trabalhando em outra ferramenta para colocar no lugar. No entanto, segundo o ex-presidente-executivo da CrowdTangle, Brandon Silverman, ela não é substituo eficaz e, durante as eleições, provavelmente não freará a desinformação e conteúdos falsos feitos por IA.
Por exemplo, essa substituta supostamente não poderá ser acessada por veículos de imprensa, o que limita a verificação de fatos nas redes sociais da Meta.
Em resposta, a Mozilla Foundation, organização global sem fins lucrativos, publicou uma carta aberta à Meta pedindo que o CrowdTangle fosse mantido pelo menos até janeiro de 2025, pelo bem da transparência.
A Meta tem afastado notícias das plataformas. A aba específica para este tipo de conteúdo já deixou de existir em alguns países e, este mês, também será excluída nos Estados Unidos e Austrália. Saiba mais neste link.
O porta-voz da Meta, Andy Stone, respondeu à carta dizendo que as afirmações estão erradas e que a ferramenta que irá substituir o CrowdTangle terá “dados mais abrangentes” e será disponibilizada para acadêmicos e especialistas em integridade eleitoral sem fins lucrativos.