terça-feira, julho 2, 2024
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Meta planeja levar IA ‘estilo TikTok’ ao Facebook

A Meta tem usado inteligência artificial (IA) para reformular o algoritmo de recomendação de vídeos no Reels, concorrente do TikTok. E agora mira aplicar o novo “motor” nos Grupos e Feed principal do Facebook, revelou o diretor da rede social, Tom Alison, na quarta-feira (06).

Para quem tem pressa:

  • A Meta usou inteligência artificial (IA) para reformular o algoritmo de recomendação de vídeos no Reels. E agora visa expandir essa tecnologia para Grupos e o Feed principal do Facebook, conforme anunciado por Tom Alison, diretor da rede social;
  • O objetivo da iniciativa é competir mais efetivamente com o TikTok, cujo algoritmo de recomendação está entre as principais razões para seu sucesso. Testes no Reels do algoritmo reformulado com IA mostraram aumento de 8% a 10% no tempo de visualização;
  • Com o sucesso observado no Reels, a Meta planeja unificar seus diferentes motores de recomendação sob um único modelo de IA. A ideia é melhorar a relevância e o engajamento das recomendações no ecossistema de vídeos da big tech;
  • Alinhada com a estratégia de incorporar IA em todos os seus produtos, a Meta tem investido bilhões de dólares e adquirido centenas de milhares de GPUs da Nvidia. A empresa de Zuckerberg parece comprometida em liderar a aplicação de IA no setor de redes sociais.

A ideia é usar o novo algoritmo em todos os espaços do Facebook com recomendação de vídeos. Segundo Alison, este é o “roteiro tecnológico” até 2026. O chefe do Facebook falou sobre o assunto numa conferência de tecnologia da Morgan Stanley em São Francisco, nos Estados Unidos.

Nova IA para recomendar vídeos no Facebook

Celular com ícones de redes sociais da Meta e, ao fundo, o logotipo da marca aparece numa tela de computador
(Imagem: mundissima/Shutterstock)

A Meta fez da competição com o TikTok sua prioridade máxima desde que a rede social de vídeos curtos explodiu de popularidade nos EUA. Um dos segredos mais valiosos do aplicativo chinês é seu sistema de recomendação que parece saber exatamente o que manterá os usuários engajados. 

Quando o Facebook testou o novo motor de recomendação alimentado por IA com o Reels, o tempo de visualização aumentou cerca de 8% a 10%, disse Alison. “Isso nos mostrou que essa nova arquitetura de modelo está aprendendo com os dados muito mais eficientemente do que a geração anterior. Foi sinal de que estamos no caminho certo.”

Até então, o Facebook usava diferentes motores de recomendação de vídeo para Reels, Grupos e o feed do Facebook. Mas, após ver o sucesso com o Reels, a empresa planeja usar o mesmo motor alimentado por IA em todos esses produtos.

Facebook Instagram
(Imagem: frank333/Shutterstock)

Em vez de apenas alimentar o Reels, estamos trabalhando num projeto para alimentar todo o nosso ecossistema de vídeo com esse único modelo, e então podemos adicionar nosso produto de recomendação de Feed para também ser servido por esse modelo. Se acertarmos isso, não só as recomendações serão mais envolventes e mais relevantes, mas achamos que a capacidade de resposta delas pode melhorar também.

Tom Alison, diretor do Facebook

A mudança faz parte da estratégia da Meta de infundir IA em todos os seus produtos após a tecnologia explodir com o lançamento do ChatGPT da OpenAI no final de 2022. A empresa tem investido bilhões de dólares para comprar centenas de milhares de GPUs da Nvidia, usadas para treinar e alimentar modelos de IA. É o que disse o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, num vídeo no começo de 2024.

Via Olhar Digital

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