quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaMeta incrementa segurança do Messenger e Facebook

Meta incrementa segurança do Messenger e Facebook

As mensagens trocadas no Messenger e no Facebook terão criptografia de ponta-a-ponta, conforme informou a Meta na quarta-feira (06). Com esse tipo de criptografia, que usa um “código especial” para proteger as informações enviadas pela Internet, somente as pessoas envolvidas nas conversas entendem o que está sendo dito.

Para quem tem pressa:

  • A Meta anunciou que as mensagens trocadas no Messenger e no Facebook terão criptografia de ponta-a-ponta;
  • Essa criptografia transforma mensagens em um código secreto no dispositivo do remetente, que só pode ser decifrado pelo dispositivo do destinatário, garantindo que somente as pessoas envolvidas na conversa entendam o conteúdo;
  • Embora o recurso de criptografia já esteja disponível, a Meta informou que pode levar algum tempo para que todas as contas do Messenger sejam atualizadas com essa ferramenta. Anteriormente, o Messenger oferecia a opção de ativar a criptografia, mas agora será ativada por padrão.
  • Segundo a Meta, a criptografia de ponta-a-ponta ajuda a proteger os usuários contra hackers, fraudadores e criminosos, aumentando a segurança nas comunicações online.

Funciona assim: quando você envia uma mensagem, ela é transformada em um código secreto no seu dispositivo. Enquanto viaja pela internet, ninguém, nem mesmo a empresa que fornece o serviço de mensagens (no caso, a Meta), pode ler ou alterar a mensagem. Somente o dispositivo do destinatário, que tem a “chave” para decifrar o código, consegue transformar a mensagem de volta numa forma legível.

Por mais que o recurso já esteja disponível, a Meta acrescentou que pode levar “algum tempo” para que todas as contas do Messenger sejam atualizadas com a ferramenta. Até então, o Messenger oferecia a opção de ativar a criptografia de ponta-a-ponta. Agora, ela ficará ativada por padrão.

Ainda de acordo com a Meta, essa tecnologia pode ajudar a manter os usuários protegidos contra hackers, fraudadores e criminosos. No entanto, esse tipo de encriptação tem sido um ponto de discórdia entre empresas e governos.

Separação das mensagens no Facebook e Instagram

iPhone 15 com Instagram aberto com destaque para ícone de mensagens
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

A Meta anunciou que desativará um recurso que permitia aos usuários do Facebook conversar com amigos no Instagram. A integração das mensagens entre as duas plataformas, introduzida em 2020, será descontinuada em meados de dezembro de 2023.

A empresa não especificou os motivos para essa decisão, mas, segundo especulações do 9to5Google, a possibilidade de evitar implicações regulatórias na União Europeia pode ser uma justificativa.

Iniciada em 2019 e implementada um ano depois, a integração permitia a comunicação entre usuários das duas plataformas, semelhante à comunicação entre contas de email de diferentes provedores, como destacou Loredena Crisan, VP do Messenger, na época.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui