A Meta está trabalhando com a Vodafone para otimizar a entrega de vídeos de formato curto sem comprometer visivelmente a experiência de visualização. A parceria visa atender ao aumento da demanda por este conteúdo em plataformas como Instagram, TikTok e YouTube, o que requer cada vez mais dados em redes móveis.
Aumento do consumo de dados móveis
- De acordo com o Relatório de Mobilidade 2024 da Ericsson, o tráfego global de dados móveis cresceu 25% nos 12 meses até ao primeiro trimestre de 2024.
- No final do ano passado, os vídeos representaram 73% de todo o consumido.
- As operadoras de telecomunicações, incluindo a Vodafone, reclamam que precisam arcar com os custos das atualizações constantes das redes.
- A União Europeia chegou a iniciar discussões para que as grandes empresas de tecnologia contribuam para o investimento em 5G, mas nada saiu do papel até agora.
- Por isso, a parceria da Vodafone com a Meta é considerada uma forma de trazer justiça ao debate sobre o tema.
Leia mais
Otimização já apresenta resultados na Europa
Segundo a Vodafone, a disposição da Meta em otimizar a entrega de vídeo para seus aplicativos abre caminho para um uso mais eficiente dos recursos de rede existentes. As duas empresas já implementaram estas otimizações nos mercados europeus e pretendem continuar a colaborar para promover eficiências adicionais.
A companhia ainda informou que a otimização resultou em uma redução de dois dígitos no tráfego de dados da Meta apenas na rede britânica durante um teste em abril, liberando capacidade em locais movimentados, como shopping centers e centros de transporte.
Já a empresa dona de Instagram e Facebook destacou que está comprometida em trabalhar com parceiros inovadores, fabricantes de dispositivos, fornecedores de equipamentos e o ecossistema digital mais amplo para ampliar os limites da otimização de vídeo.
A espanhola Telefónica disse na semana passada que também estava trabalhando com a Meta na otimização da entrega de tráfego de vídeo em suas redes. As informações são da Reuters.